A 7ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontecerá de 3 a 13 de dezembro, e, devido à pandemia de COVID-19, este ano será realizada no canal do CPC-UMES Filmes no YouTube.
Todas as exibições serão gratuitas.
Entre os filmes apresentados, nove foram restaurados recentemente pelo próprio Estúdio Mosfilm, de Moscou, entre 2010 e 2020.
“O Destino de um Homem” (1959), filme de estreia de Serguei Bondarchuk na direção, abre a Mostra.
Em 25 de setembro deste ano, completou-se o centenário de nascimento do diretor, que também teve expressiva carreira como ator, roteirista e produtor.
As exibições de “O Destino de um Homem” serão a partir de matriz restaurada em 2019.
A segunda sessão da noite de abertura será do filme “O Sol Branco do Deserto” (Vladimir Motyl, 1969), produção do Mosfilm com a Dino de Laurentiis Cinematografica, parceria que rendeu vários outros filmes – e só foi possível graças à aproximação de Bondarchuk com o produtor italiano.
No ano das comemorações de 75 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, além do longa de Bondarchuk, mais dois filmes da programação têm como tema o conflito: “Neve Ardente” (1972), de Gavril Eguiazarov, e “A Infância de Ivan” (1962), estreia de Andrei Tarkovsky na direção, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm, marca presença na programação com seu segundo longa, “Nós Somos do Jazz“, de 1983.
Entre os destaques, também estão “A Carta que Não Foi Enviada” (Mikhail Kalatozov, 1959), restaurado em 2020, e “Moscou Não Acredita em Lágrimas” (Vladimir Menshov, 1979), Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981.
Completam a programação: o épico silencioso “Tempestade Sobre a Ásia” (1928), de Vsevolod Pudovkin; O musical “Tanya” (1940), de Grigori Aleksandrov; “Ivan Vassilevich Muda de Profissão” (1973), mais uma comédia campeã de bilheterias de Leonid Gayday; “As Garotas” (1961), de Yury Chulyukin; “Nove Dias em um Ano” (1961) de Mikhail Romm, e o drama “Ela” (2013), de Larissa Sadilova.
Cada sessão permanecerá por seis horas no ar, a partir do horário de início especificado.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil, em Dvd, streaming, TV e cinema os filmes produzidos pelo Mosfilm.
Apoio: Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), Embaixada da Federação da Rússia na República Federativa do Brasil, Sputnik Cultural e Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo.
Informações Gerais
7ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
De 03/12 a 13/12/20
As exibições acontecerão no canal CPC-UMES Filmes no Youtube:
Todas as exibições são gratuitas
PROGRAMAÇÃO
03/dez – Quinta-Feira – Abertura
20h – O Destino de Um Homem
22h – O Sol Branco do Deserto
04/dez – Sexta-Feira
19h – Neve Ardente
21h – A Infância de Ivan
05/dez – Sábado
16h – Tempestade Sobre a Ásia
18h – O Sol Branco do Deserto
20h – Tanya
22h – Ivan Vassilevich Muda de Profissão
06/dez – Domingo
15h – As Garotas
17h – Nove Dias em Um Ano
19h – A Carta Que Não Foi Enviada
21h – Moscou Não Acredita em Lágrimas
07/dez – Segunda-Feira
19h – Nós Somos do Jazz
21h – Ela
08/dez – Terça-Feira
19h – O Destino de Um Homem
21h – O Sol Branco do Deserto
09/dez – Quarta-Feira
19h – A Infância de Ivan
21h – As Garotas
10/dez – Quinta-Feira
19h – A Carta que Não Foi Enviada
21h – Ivan Vassilevich Muda de Profissão
11/dez – Sexta-Feira
19h – Moscou Não Acredita em Lágrimas
21h – Nove Dias em Um Ano
12/dez – Sábado
16h – Tanya
18h – Neve Ardente
20h – Nós Somos do Jazz
22h – A Infância de Ivan
13/dez – Domingo
15h – Ela
17h – Tempestade Sobre a Ásia
19h – A Carta Que Não Foi Enviada
21h – O Destino de Um Homem
SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS
O DESTINO DE UM HOMEM
1959 / P&B / 97 min. / Drama
De Serguei Bondarchuk, com Serguei Bondarchuk, Evgueny Teterin, Pavel Boriskin, Pavel Volkov, Zinaida Kirienko
Convocado para a guerra, Andrei é capturado e jogado em um campo de concentração. Quando retorna ao lar não encontra sua mulher e filhos, mortos pelos fascistas. O fantasma de uma vida sem propósito o assombra. Adaptação do romance de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Nobel de Literatura em 1965. Grande Prêmio no 1o. Festival Internacional de Cinema de Moscou.
“Um belo filme que merece ser descoberto: antibelicista, poético e delicado, que celebra o humanismo e a esperança”. (Rubens Ewald Filho – 2019)
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2019.
NEVE ARDENTE
1972 / COR / 99 min. / Guerra-Épico
De Gavriil Eguizarov, com Yuri Nazarov, Gueorgy Zhzhenov, Konstantin Tyrtov, Igor Ledogorov
Soldados de uma bateria antitanque do Exército Vermelho lutam contra o frio, a fome e o assalto das divisões do general von Manstein, que tenta romper o cerco ao 6º Exército sitiado em Stalingrado.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2013.
A INFÂNCIA DE IVAN
1962 / P&B / 96 min. / Guerra-Drama
De Andrei Tarkovsky, com Nikolai Burlyaev, Valentin Zubkov, Evgeny Zharikov, Irina Tarkovskaya
Menino de 12 anos fica órfão quando sua família é morta por alemães que invadiram o território soviético em 1941. Com lembranças da vida em família, ele decide apoiar o Exército Vermelho. Graças à sua pequena estatura, Ivan consegue atravessar as linhas alemãs para colher informações sem ser visto. Longa de estreia de Tarkovsky, ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1962).
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017.
TEMPESTADE SOBRE A ÁSIA
1928 / P&B / Silencioso / 103 min. / Épico
De Vsevolod Pudovkin, com Valery Inkizhinov, A. Dedintsev, Anel Sudakevich, Karl Gurnyak, Aleksandr Chistyakov
Nos anos 20 do século passado, tropas britânicas oprimem o povo da Mongólia. Jovem caçador feito guerrilheiro é capturado. Um amuleto encontrado entre seus pertences mudará sua vida. O filme integra a “trilogia revolucionária” de Pudovkin, ao lado de “A Mãe” (1926) e “O Fim de São Petersburgo” (1927).
O SOL BRANCO DO DESERTO
1969 / Cor / 81 min. / Ação
De Vladimir Motyl, com Anatoly Kuznetsov, Raisa Kurkina, Pavel Luspekaev, Spartak Mishulin
Com o fim da guerra civil, o soldado Sukhov volta para casa pelas areias do Turquestão. Lá, encontra um destacamento de vermelhos que perseguem o bando de Abdullah, e acaba sendo encarregado de escoltar o harém do bandido a um lugar seguro. A mistura de ação, comédia, música e drama levou 36 milhões de espectadores ao cinema, na época do lançamento.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2011.
TANYA
1940 / P&B / 94 min. / Comédia musical
De Grigori Aleksandrov, com Lyubov Orlova, Vladimir Volodin, Pavel Olenev, Vera Altayskaya
Expulsa do serviço doméstico por uma amante ciumenta, Tanya se torna tecelã e passa a fazer parte do movimento Stakhanov de inovação no trabalho (1935-41). Obtém êxito criando um processo que lhe permite controlar uma oficina de 150 máquinas, ao invés de um único conjunto de oito máquinas, que era o padrão na época. Durante as filmagens, a comédia musical teve o título provisório de “Cinderela Soviética”.
IVAN VASSILEVICH MUDA DE PROFISSÃO
1973 / Cor / 92 min. / Comédia
De Leonid Gayday, com Yury Yakovlev, Leonid Kuravlyov, Aleksandr Demyanenko e Natalya Seleznyova
Mais uma comédia excêntrica de Gayday que ultrapassou a marca de 60 milhões de espectadores. Baseada na peça de Mikhail Bulgakov, brinca com o poder desafiante da ciência. O jovem Shurik constrói uma máquina do tempo que por acidente transfere ao século 20 o czar Ivan, o Terrível.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010.
AS GAROTAS
1961 / P&B / 98 min. / Comédia
De Yury Chulyukin, com Nadezhda Rumyantseva, Inna Makarova, Nikolai Rybnikov, Luciena Ovchinnikova
Tosya chega a uma aldeia da Sibéria para trabalhar como cozinheira. O lenhador Ilya aposta que ela vai se apaixonar por ele, mas após alguma relutância percebe que é ele que está apaixonado por ela. Comédia romântica das mais queridas do público soviético. A atuação de Nadezhda Rumyantseva, que aos 30 anos interpretou com perfeição uma garota de 18, lhe rendeu fama mundial.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2011.
NOVE DIAS EM UM ANO
1961 / P&B / 111 min. / Drama
De Mikhail Romm, com Aleksei Batalov, Innokenty Smoktunovsky, Evgeny Evstigneev, Luciena Ovchinnikova
Com uma triste e bela história sobre a exploração de novos campos da física nuclear, o veterano Mikhail Romm nos transporta a uma ilha de entusiasmo onde as pessoas acreditam no que fazem.
A CARTA QUE NÃO FOI ENVIADA
1959 / P&B / 97 min. / Drama
De Mikhail Kalatozov, com Innokenty Smoktunovsky, Tatiana Samoylova, Vassily Livanov, Evgeny Urbansky
No final dos anos 50, quatro geólogos soviéticos partem para a Sibéria com o objetivo de localizar uma mina de diamantes. Depois de uma longa e cansativa jornada, encontram a mina e a colocam num mapa, que deverá ser enviado imediatamente a Moscou.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2020.
MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
1979 / Cor / 149 min. / Drama
De Vladimir Menshov, com Vera Alentova, Aleksei Batalov, Irina Muravyova, Raisa Ryazanova, Natalia Vavilova, Leah Akhedzhakova, Innokenty Smoktunovsky
Tudo começa quando as jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou cheias de sonhos, em 1958. Ao longo de duas décadas acompanhamos suas vitórias, fracassos, desejos, desilusões e conquistas. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010.
NÓS SOMOS DO JAZZ
1983 / Cor / 88 min. / Comédia Musical
De Karen Shakhnazarov, com Igor Sklyar, Evgeny Evstigneev, Aleksandr Pankratov-Cherny, Nikolai Averyushkin
Nos anos 20, jovem morador de Odessa monta um conjunto de jazz argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010.
ELA
2013 / Cor / 89 min. / Drama
De Larissa Sadilova, com Nilufar Fayzieva, Maksum Abdulaev, Rakhmat Khaidarov, Natalya Isaeva
Maya foge da casa dos pais no Tadjiquistão para viver com o namorado, que trabalha na Rússia. Logo, o jovem deixa Maya para casar no seu país com uma noiva escolhida pelos pais. A russa Nadia ajuda a garota a superar a situação. Um filme sobre o fim da União Soviética, mas não da esperança na sua reabilitação.
Sobre o Mosfilm
Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem “Nas Asas”, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo.
Durante seus 95 anos de existência foram produzidos nos estúdios Mosfilm mais de 2.500 longas-metragens, de inúmeros diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.
Ainda hoje é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público e Karen Shakhnazarov, Diretor Geral do estúdio desde 1998, é também Presidente do Conselho de Cultura da Câmara Pública da Federação Russa.
Sobre a CPC-UMES Filmes
Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado nacional de home vídeo desde 2014, com 51 títulos lançados em DVD e Blu-Ray além de uma parceria de lançamento em Blu-Ray com a Versátil Home Vídeo. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Sergei Eisenstein (O Velho e o Novo, 1929, com codireção de Grigori Aleksandrov; Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972; Stalker, 1979; Andrei Rublev; 1966), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), entre outros.
Além da atuação em home vídeo, a CPC-UMES filmes organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontece em São Paulo, com edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de “Anna Karenina. A História de Vronsky”, com ótima receptividade de crítica e público. O filme foi lançado em junho de 2019 e a estreia contou com a presença de Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm.
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