TCU desmente Bolsonaro

Bolsonaro disse que o TCU tinha relatório sobre mortes da Covid-19, o que não é verdade. Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) rebateu imediatamente uma declaração mentirosa de Bolsonaro que atribuiu ao tribunal um relatório dizendo que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”.

“O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil’”, diz a nota.

A declaração de Bolsonaro aconteceu na manhã da segunda-feira (7) a seus seguidores.      

“Primeira mão para você. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid segundo o Tribunal de Contas da União”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro também disse que divulgaria o suposto relatório do TCU à tarde – o que não aconteceu.

O Brasil registrou 474.614 óbitos e 16.985.812 casos, por Covid-19, na segunda-feira (7), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa.

Em 2020, o país registrou oficialmente 194.976 mortes pelo coronavírus. Essa mesma cifra, em 2021, foi ultrapassada na última semana de abril.

Bolsonaro quer omitir esses números para esconder sua política criminosa durante a pandemia.

Leia a nota na íntegra do TCU:

Nota de esclarecimento – mortes por Covid-19

TCU presta esclarecimentos sobre número divulgado pelo Presidente da República

07/06/2021

O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por  Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.

O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil”

Secom

Compartilhe

Uma resposta

  1. Bolsonaro como diz o ditado popular “mentira têm pernas curtas” ou você pensa que todo mundo é idiota como esse curralzinho de zé burros pra quem tu mentes quase todos os dias. Acorda Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *