“Zelensky fugiu para a Polônia”, afirma presidente da Duma, parlamento russo. Kiev não confirma

Zelensky já não está mais em solo ucraniano, conforme presidente da Duma (Parlamento da Rússia)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, abandonou a Ucrânia e fugiu para a Polônia, conforme declarou o deputado Vyacheslav Volodin, presidente da Duma (parlamento russo, equivalente à Câmara de deputados federais do Brasil).

“Zelensky deixou a Ucrânia. Os deputados da Verkhovna Rada [o Parlamento ucraniano] disseram que não poderiam alcançá-lo em Lvov. Agora ele está na Polônia”, informou o presidente da Duma em seu canal no Telegram, e divulgada pela agência de notícias RIA Novosti.

Pouco depois da informação haver circulado, alguns portais publicam uma contra-informação segundo a qual, Zelensky segue na Ucrânia. “O parlamento ucraniano diz que o presidente Zelensky permanece em Kiev, após informes anteriores de que ele teria deixado o país rumo à Polônia”, diz um dos portais, o Republicworld.com.

Se confirmado, o abandono do país pelo presidente ucraniano teria ocorrido no nono dia após a resposta da Rússia às agressões do seu governo contra o Donbass e suas manifestações pela expansão da Otan a leste e pedidos de receber armas nucleares, em flagrante violação aos Acordos de Minsk.

No dia anterior, em um encontro diplomático na Bielorrússia, representantes da Rússia e da Ucrânia concordaram com a criação de corredores humanitários para a proteção de civis, passagem de alimentos e remédios e  também com a continuidade das negociações.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *