No domingo, 22 de abril, aos 148 anos do nascimento de Vladimir Ilich Lênin, fundador do primeiro Estado socialista do mundo, milhares de pessoas, membros do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), trabalhadores, jovens simpatizantes de suas ideias e conquistas levaram flores ao seu Mausoléu, na Praça Vermelha, de Moscou.
“A riqueza do legado de Lênin, a experiência prática de VIadimir Ilich são hoje poderosas armas do nosso partido, dos comunistas e lutadores do mundo inteiro. As ideias de Lenin continuam a inspirar milhões de pessoas em todo o planeta. O capitalismo – decadente, em cujo ventre se produzem guerra, fome e pobreza – é tão agressivo e ganancioso como dantes. É por isso que Lenin é extremamente contemporâneo. Não como um monumento, um dogma congelado, mas um companheiro fiel que caminha conosco e nos ajuda na luta pela revolução e pelo socialismo.
“Felicito vocês pelo 148º aniversário do nascimento de Lenin, queridos companheiros! Desejo-lhes perseverança, fé em nossas próprias forças e convicção na vitória do socialismo!”, afirmou Gennady Zyuganov, presidente do PCFR.
Além da capital, nas principais cidades da Rússia, a exemplo de São Petersburgo, Novosibirsk, Samara, Kazan, entre outras, foram realizados atos em homenagem ao líder da Revolução de Outubro.