
O que fez João Goulart no governo?
Devido aos acontecimentos políticos que redundaram no golpe de 1º de abril de 1964, uma parte – e uma parte muito importante – do trabalho de Jango no governo foi bastante abafado.
Nesta e nas próximas edições, o leitor poderá tomar conhecimento, ainda que somente em parte, do que foi aquele governo.
Ficará, inclusive, mais fácil entender os motivos de fundo do golpe de 64 e da ditadura que se seguiu, durante 21 anos.
Todos os gráficos e tabelas abaixo foram retirados de um trabalho do IBGE, publicado no início do ano de 1964, intitulado “Ação Governamental de João Goulart“.
Agradecemos a Werner Rempel, mais uma vez, o conhecimento desse trabalho – e o presente que nos fez dele.
Aqui, preferimos não reproduzir o texto. Nossa intenção é que o leitor possa ter um panorama do que foi o governo João Goulart do ponto de vista administrativo. Para isso, os gráficos e tabelas são mais do que eloquentes.
Na edição de hoje, veremos os números referentes à indústria.
Nas próximas edições, continuaremos com os demais setores do governo e da economia.
Para os leitores que quiserem conhecer a íntegra do trabalho, ele está em Ação Governamental de João Goulart.
Para aqueles – como o autor destas linhas – que preferem ver os dados em uma tabela, ao invés de sua exposição gráfica, acrescentamos, depois de cada gráfico, a tabela correspondente.
C.L.
NÚMEROS GERAIS




ENERGIA
Vejamos agora, leitores, a base da indústria, isto é, a energia.





Veremos, agora, a indústria por ramo.
SIDERURGIA


CIMENTO


PETRÓLEO


ECONOMIA DE DIVISAS
O trabalho do IBGE define este item do seguinte modo:
“Outro aspecto a assinalar também, e que mais acentua a importância da indústria do petróleo na economia nacional, é a liberação de divisas. (…) teria o País que despender em 1963, para manter o nível de consumo de então, aproximadamente 450 milhões de dólares na importação de derivados de petróleo, se não tivesse sua própria indústria petrolífera.”


INVESTIMENTOS DA PETROBRÁS


FROTA DE PETROLEIROS




VEÍCULOS AUTOMOTORES




CONSTRUÇÃO NAVAL

TRATORES


METAIS NÃO FERROSOS


ALUMÍNIO


CHUMBO


EXTRAÇÃO MINERAL


EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO


ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS


PESCADO


EXTRAÇÃO VEGETAL



Na próxima edição, abordaremos a agropecuária no governo Jango.