O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dados nesta segunda-feira (25), apontando que a alfabetização estagnou entre 2014 e 2016.
De acordo com as pesquisas, mais da metade dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental não apresentaram um nível suficiente de leitura e em matemática para a idade, demonstrando dificuldades em interpretação de textos e realização de contas.
De acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização, 54,73% dos alunos tinham nível de leitura insuficiente em 2016 e 45,27% tinham nível suficiente. Em 2014, o percentual de estudantes avaliados com nível insuficiente era um pouco maior: 56,17%.
Ainda segundo a avaliação, as regiões Norte e Nordeste mostraram os piores resultados de leitura, com 70,21% e 69,15% dos estudantes apresentando nível de insuficiência. Tais percentuais caem para 51,22% no Centro-Oeste; 44,92% no Sul; e 43,69% no Sudeste.
A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 25 de novembro do ano passado em escolas públicas com pelo menos 10 estudantes matriculados no 3° ano do ensino fundamental em 2016. Foram mais de 2 milhões de estudantes de aproximadamente 105 mil turmas em 48 mil escolas. Quase 90% dos estudantes avaliados tinham 8 anos ou mais.