
A Heineken teve que retirar do ar o comercial de uma de suas cervejas depois que o conteúdo racista da propaganda despertou repulsa em vários países.
A peça fazia parte da campanha que promove a versão ‘light’ da cerveja nos Estados Unidos e tinha versões similares na Europa.
No filme criado pela agência Publicis, um garçom branco desliza uma garrafa da cerveja pelo balcão onde estão várias pessoas negras, até que esta chega e é pega por uma mulher, também branca. Então aparece o slogan “Sometimes, lighter is better”. “Lighter” pode ser entendido tanto como “mais leve”, quanto como “mais claro”. As imagens junto com o slogan induzem a entender que “Às vezes, mais claro é melhor”, refere-se, portanto, às pessoas e não à cerveja, como se desculpou depois o fabricante.
O anúncio foi tirado da televisão e do YouTube. Vários artistas norte-americanos, entre eles o cantor Chance, the Rapper, popular entre os jovens dos EUA, consideraram a campanha racista. “Acho que algumas empresas estão colocando de propósito propagandas notavelmente racistas para que possam ganhar mais visualizações. Eu tenho que dizer: O comercial da Heineken ‘Às vezes, mais light é melhor’ é terrivelmente racista, meu Deus”, tuitou Chance.
A Heineken disse, em sua declaração, que sua cerveja Heineken Light tem apenas 99 calorias, mas que tinham ‘errado a mão’.
A vigilância contra as propagandas racistas vem aumentando. Várias empresas tiveram que responder por racismo em anúncios recentes. Em janeiro, a H&M pediu desculpas por causa de um cartaz que mostrava uma criança negra usando um agasalho com a inscrição “O macaco mais legal na floresta”.
No ano passado, a Pepsi teve que tirar uma propaganda do ar com a modelo americana Kendall Jenner após queixas de que o anúncio banalizava os protestos de direitos civis do movimento Black Lives Matter (As Vidas Negras Importam). Já a Dove pediu desculpas por um vídeo que mostrava uma mulher negra se transformando em branca após usar o sabonete produzido pela empresa.