A pesquisa Ipespe, antigo Ibope, divulgada na sexta-feira (11), indica que Jair Bolsonaro perde o segundo turno das eleições para Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sergio Moro (Podemos).
No primeiro turno, o resultado obtido pela pesquisa foi:
- Lula: 43%
- Bolsonaro: 25%
- Ciro Gomes: 8%
- Moro: 8%
- João Doria: 3%
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o deputado André Janones (Avante) aparecem com um ponto percentual. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.
9% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou nulo, enquanto 3% disseram estar indecisos sobre em quem votar.
O levantamento mostra Lula caindo um ponto percentual em relação ao anterior, divulgado no final de janeiro, quando tinha 44%, e Jair Bolsonaro subindo um ponto, ainda dentro da margem de erro. Moro e Ciro permaneceram estáveis. O governador de São Paulo, João Doria subiu um ponto.
A pesquisa também levantou os possíveis cenários de segundo turno entre os cinco primeiros candidatos. Jair Bolsonaro perde para todos eles:
- Lula 54% x Bolsonaro 31%
- Ciro Gomes 45% x Bolsonaro 33%
- Doria 40% x Bolsonaro 34%
- Moro 32% x Bolsonaro 30%
O estudo ouviu mil brasileiros entre os dias 7 e 9 de fevereiro.
DOIS EM CADA TRÊS DESAPROVAM O GOVERNO BOLSONARO
O levantamento também questionou os entrevistados sobre a atuação do governo de Jair Bolsonaro., chegando à conclusão que 64% da população desaprova o governo Bolsonaro, enquanto apenas 31% aprovam e 5% não souberam responder.
54% avaliam o governo como ruim ou péssimo, 20% avaliam como regular e 24% acreditam que o governo é bom ou ótimo.
63% dos ouvidos disseram que com o governo de Jair Bolsonaro a economia está no caminho errado e 27% pensam que está no caminho certo. 10% não souberam responder.