
O União Brasil lançou oficialmente a pré-candidatura do presidente da sigla, deputado federal Luciano Bivar (PE), à presidência da República.
O evento ocorreu na terça-feira (31) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de políticos e lideranças do partido, como os líderes na Câmara dos Deputados e no Senado, Elmar Nascimento (BA) e Davi Alcolumbre (AP).
Bivar teve o nome referendado pela Executiva Nacional do partido em abril. Na ocasião, o União Brasil chegou a articular com MDB, PSDB e Cidadania o lançamento de uma candidatura única, mas a sigla decidiu deixar o grupo e lançar uma “chapa pura”.
O pré-candidato disse em seu discurso que seria um choque muito grande que um partido do tamanho do União não tivesse um candidato a presidente. “Só assim vamos acabar com a polarização que se instaurou no Brasil”, afirmou.
O partido, resultado da fusão entre PSL e DEM, tem direito à maior fatia do fundo eleitoral em 2022 (nos cálculos do partido, o montante pode chegar a R$ 1 bilhão).
Luciano Bivar é bacharel em direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de janeiro, com pós-graduação em educação financeira pela Northwestern University (EUA) e em direito comparado pela Unicap (Recife).