Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais) aponta os principais propagadores de notícias falsas sobre a catástrofe no Estado
Estudo do Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), aponta que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho “03” do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL), e o influenciador digital Pablo Marçal estão entre os principais propagadores de mentiras e desinformação sobre a tragédia do Rio Grande do Sul.
A análise foi feita entre os dias 27 de abril e 10 de maio.
Segundo o Netlab, o deputado federal Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para “denunciar” suposta demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em aprovar o envio da Força Nacional ao Rio Grande do Sul.
Eduardo Bolsonaro também criticou a decisão de Lula de ir primeiro à cidade de Santa Maria e não a Porto Alegre logo no início da tragédia.
Segundo o parlamentar, a escolha do presidente teria sido influenciada pelo secretário de comunicação Paulo Pimenta, que é de Santa Maria — o município, no entanto, era o mais afetado do Estado no dia da visita de Lula, em 2 de maio.
Veja os números da tragédia no Rio Grande do Sul até aqui:
- Cidades afetadas: 467
- Pessoas em abrigos: 68.345
- Pessoas desalojadas: 581.633
- Pessoas afetadas: 2.341.060
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 82
- Óbitos confirmados: 161
- Pessoas resgatadas: 82.666
PABLO MARÇAL
O Netlab também apontou que Pablo Marçal, apoiador de Bolsonaro, usou as redes sociais para disseminar a informação falsa de que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) estava impedindo que caminhões com doações chegassem às vítimas das chuvas e enchentes.
O influenciador também acusou a TV Globo de receber dinheiro para esconder a realidade da tragédia gaúcha e manipular a opinião pública.
SENADOR CLEITINHO
O estudo também elenca o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), a influenciadora digital cristã Michele Dias Abreu, o empreendedor e influenciador Leandro Ruschel, e o médico influenciador Victor Sorretino como os principais disseminadores de fake news.
INFORMAÇÕES FALSAS
O Netlab também aponta as principais informações falsas disseminadas na internet.
Entre as desinformações mais compartilhadas, estavam:
• “Lula não está comprometido com as vítimas das enchentes”;
• “Marina insiste em culpar Bolsonaro por tragédia”;
• “Starlink é a única internet que está ajudando nos resgates”; e
• “Show da Madonna recebeu recursos que deveriam ir pro RS”.
De acordo com o Netlab, também, foram identificadas notícias falsas como:
• “Governo está impedindo que doações cheguem às vítimas”;
• “As chuvas são um castigo de Deus”;
• “A tragédia foi planejada por globalistas”; e
• “Figuras de direita estão ajudando mais que o governo”.
ANÚNCIOS ENGANOSOS
O Netlab também identificou 381 anúncios enganosos e 51 anúncios com desinformação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul nas plataformas da Meta.
Também foram identificados anúncios fraudulentos que promoviam produtos ou informações enganosas com a intenção de gerar lucro.
M. V.
Acesse a íntegra do estudo: