Aos 18 anos, tenista brasileiro derrotou o russo Rublev, atual número 9 do ranking da ATP
O tenista brasileiro João Fonseca fez história e na manhã desta terça-feira (14) venceu o número 9 do ranking da ATP, o russo Andrey Rublev, por 3 sets a 0 (7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5)), na Margaret Court Arena, no Melbourne Park, em 2h23, pela primeira rodada do Australian Open. É a estreia do carioca, de apenas 18 anos e atual 112 do mundo, na chave principal de um Grand Slam.
A vitória sobre Rublev representa o 14º triunfo consecutivo do brasileiro. O carioca vem de título no Next Gen Finals, no final de dezembro, e no Challenger 125 de Camberra, no começo de janeiro, além de ter passado pelo qualifying no Australian Open contra os argentinos Thiago Agustin Tirante e Federico Agustin Gomez, além de Coleman Wong de Hong Kong.
Após a vitória em Melbourne, Fonseca disse que buscou aproveitar cada momento no jogo.
“Eu só aproveitei cada momento nessa quadra, nessa quadra espetacular, minha primeira vez jogando em um grande estádio. Meu primeiro jogo de chave principal em Grand Slam, então eu aproveitei enquanto jogava”, disse ao final da partida.
“Somente foquei no jogo. Tentei não colocar pressão em mim mesmo jogando contra um top 10 em um estádio grande, tentei chamar a torcida para me ajudar. Apenas curti jogar, joguei meu jogo e agora é ir para o segundo jogo”, completou.
O italiano Lorenzo Sonego, que bateu o suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1 (6/4, 5/7, 7/5 e 7/5), será o adversário de João Fonseca na segunda rodada.
Quem passar, além disso, já sabe que enfrentará o vencedor do confronto entre o húngaro Fabian Marozsan e o americano Frances Tiafoe na terceira rodada.
Dias e horários dos duelos ainda serão confirmados pela organização do Australian Open.
O JOGO
A partida foi equilibrada. O primeiro set contou com ambos não tendo maiores dificuldades para garantir o saque até o 6 a 6. No tie-break, porém, João Fonseca errou menos e abriu 4 a 0. Rublev conseguiu um ace, mas errou duas vezes e viu o brasileiro acertar um forehand para fechar em 7 a 1 e fazer 1 set a 0 no placar.
Já no segundo set, o brasileiro teve dificuldades, mas manteve o serviço no primeiro game. Na sequência, porém, quebrou o saque sem que o russo conseguisse um ponto sequer. O duelo seguiu com os dois jogadores garantindo o serviço, o que fez João vencer por 6 a 3 e ampliar o placar para 2 sets a 0.
O terceiro set começou com o brasileiro tendo três chances de quebra, mas Rublev reagiu e fechou o game. João Fonseca se viu no momento mais difícil até ali na partida no quarto game, quando o russo, mesmo recebendo o serviço, fechou e abriu 3 a 1. Mas o tenista respondeu e devolveu a quebra imediatamente depois.
Os dois foram confirmando o saque até o 6 a 6. No tie-break, João Fonseca conseguiu uma sequência com dois mini-break e a garantia do saque para abrir 4 a 0. O russo não se entregou e buscou o 4 a 3. O brasileiro voltou a pontuar e conseguiu outro mini-break na sequência, mas não manteve o saque logo depois. No entanto, conseguiu dois pontos seguidos, mesmo no saque de Rublev, e fechou o game em 7 a 5, e a partida, em 3 sets 0.