
O professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Reginaldo Nasser, foi alvo de uma tentativa de intimidação dentro da própria universidade. Supostos sionistas picharam banheiro da PUC com ameaças direcionadas ao professor, que é o único docente de origem árabe no departamento de Relações Internacionais da universidade.
“Hora de limpar RI (Relações Internacionais) PUC não é pra árabe. A PUC é nossa. A reitoria é nossa”, diz a pichação.
“Me sinto ameaçado. O único descendente de árabe lá sou eu”, declarou o professor ao Jornal GGN. “Foi agora, então a gente ainda não fez nada, mas vou encaminhar para os setores competentes, porque isso precisa ser apurado”, afirmou.
O ato foi condenado pela Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal). “É inadmissível que o racismo e o supremacismo sionistas tenham trânsito livre nas universidades brasileiras. A Fepal presta solidariedade irrestrita ao professor Reginaldo Nasser e exige que a PUC-SP investigue o caso e puna com rigor os responsáveis”, diz nota da organização.
Em nota, a reitoria da PUC-SP afirma que “repudia com veemência toda e qualquer manifestação discriminatória e racista, como a frase contra os povos árabes escrita anonimamente em um dos banheiros da universidade, que já foi devidamente apagada. Ofensas atrás de anonimato denotam covardia. Esse ato será apurado internamente com a maior urgência para que medidas cabíveis sejam tomadas”.