
Neste 22 de abril, nos 155 anos do nascimento de Lenin, o PC da Federação Russa presta homenagem ao gênio da revolução abrindo o Fórum Internacional Antifascista em Moscou, com mais de 160 delegações de todo o mundo
O presidente do PC da Federação Russa, Gennady Zyuganov, homenageou o líder da revolução russa de 1917 em seu 155º aniversário de nascimento e lembrou que o líder do primeiro Estado socialista salvou o país. “Eles [os bolcheviques] restauraram a unidade do país desintegrado e, em um tempo sem precedentes, o transformaram em um Estado poderoso”, disse.
Os atuais dirigentes do partido de Lenin lembraram que sua análise do imperialismo “revelou a essência da degradação capitalista”. “Seu nome e causa serão a bandeira dos oprimidos até que o planeta supere a dominação do capitalismo”, destacou o líder atual dos comunistas russos, na véspera da abertura do Fórum Internacional Antifascista.
Zyuganov vem insistindo junto aos atuais dirigentes do país sobre a necessidade de se resgatar as ideias de Lenin para unir o país e vencer a atual guerra contra o imperialismo e os fascistas de Bandera. “A experiência soviética de construção do Estado e desenvolvimento socioeconômico é a base fundamental para a consolidação de nossa sociedade, sua mobilização para novas grandes vitórias!”, argumenta.
Yuri Afonin, vice-presidente do PCFR, e um dos principais organizadores do Fórum Antifascista, afirmou que “a Rússia novamente se tornou o centro da luta antifascista. Líderes e representantes de muitos países que honram a façanha de nossos avós e se solidarizam conosco na luta de hoje virão celebrar o 80º aniversário da Grande Vitória”. Afonin informou que muitos participantes do fórum ficarão para a festa dos 80 anos da vitória sobre o nazismo.
Confira o pronunciamento de Zyuganov e a homenagem a Lenin na íntegra!
Camaradas,
Já se passaram 155 anos desde o nascimento de Vladimir Ilyich Lenin. Fundador do Partido Bolchevique e do primeiro Estado socialista do mundo, um pensador brilhante e criador revolucionário, ele teve um tremendo impacto no curso da história. Sua vida é um exemplo de luta altruísta pelos interesses dos trabalhadores, igualdade e amizade dos povos.
V.I. Lenin e seus associados literalmente salvaram a Rússia. Eles restauraram a unidade do país desintegrado e, em um tempo sem precedentes, o transformaram em um Estado poderoso. As ideias e ações de Lenin lançaram as bases para todas as conquistas futuras: industrialização e revolução cultural, a vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica, o primeiro vôo tripulado ao espaço e o uso pacífico da energia atômica. Nossos pais e avós estavam orgulhosos dessas e de outras conquistas. Estamos orgulhosos deles também.
O sucesso da política de Lenin foi determinado pelo fato de que ela foi construída sobre a base sólida do marxismo dialético – não dogmático, mas não especulativo. O fundador do bolchevismo desenvolveu criativamente a teoria comunista. Sua análise do imperialismo revelou a essência da degradação capitalista. Foi Lenin quem provou a possibilidade de uma revolução socialista na Rússia, e suas ideias sobre a aliança do proletariado com o campesinato trabalhador tornaram-se um guia vitorioso para a ação.
A relevância ardente do ensinamento de Lenin no mundo moderno invariavelmente evoca o deleite de alguns e o ódio de outros. O nome de Lenin, suas ideias e sua memória continuam sendo objeto de constantes ataques de reacionários de todos os matizes. Mas aqueles que destroem monumentos e inventam falsificações históricas não apagarão Lenin da história mundial. Seu nome e causa serão a bandeira dos oprimidos até que o planeta supere a dominação do capitalismo. E então, entrando em uma nova era de justiça encarnada, a humanidade preservará sagradamente os nomes de todos aqueles que estiveram nas origens da nova sociedade socialista.
Hoje, a Rússia se encontra em uma linha extremamente perigosa. Os militares da OTAN, pelas mãos dos nazistas de Bandera, estão travando uma guerra para destruir nosso Estado. O legado ideológico da modernização leninista-stalinista está adquirindo um significado especial. A experiência soviética de construção do Estado e desenvolvimento socioeconômico é a base fundamental para a consolidação de nossa sociedade, sua mobilização para novas grandes vitórias!
Os comunistas russos continuarão a se opor resolutamente ao anticomunismo, ao antissovietismo e à russofobia. A bandeira da verdade de Lenin continua sendo a estrela-guia para todos os lutadores pelo socialismo.
«Lenin viveu, Lenin está vivo, Lenin viverá!»
A causa de Lenin é a principal esperança dos trabalhadores da Rússia e de todo o mundo!
Gennady Zyuganov,
Presidente do Comité Central do Partido Comunista da Federação Russa