Governo Lula autorizou o embarque do avião da FAB transportando um hospital de campanha, medicamentos e purificadores de água
O governo brasileiro envia, na tarde deste sábado (27), um terceiro voo humanitário à Venezuela, com kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha.
A aeronave da Força aérea Brasileira (FAB) decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Este é o esforço do Brasil para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o país vizinho na última quarta-feira (24).
“Ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela. Com os kits, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. As doações ao país vizinho não comprometem o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou o governo.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que a operação foi autorizada pelo presidente Lula e faz parte do esforço internacional para reforçar o socorro às vítimas dos terremotos que atingiram o país.
O primeiro voo enviado pelo governo brasileiro pousou na noite desta sexta-feira (26) na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay, transportando médicos, cães farejadores e equipamentos especializados.
O segundo voo para a Venezuela decola na manhã deste sábado também da Base Aérea do Galeão, transportando um hospital de campanha e purificadores de água.
De acordo com o comunicado, os kits de medicamentos são voltados para atendimento em situações de emergência e contêm itens considerados essenciais, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, soluções injetáveis, ataduras, gazes, dispositivos para infusão, seringas, luvas, esparadrapos e máscaras.
Com informações da Agência Brasil











