O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) criticou a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, responsabilizando os pobres pelo desmatamento da Amazônia.
A declaração do ministro aconteceu na terça-feira (21), durante sua participação em painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Segundo ele, “o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza”.
“É falso, além de covardia, culpar os pobres do mundo pela destruição do planeta. O pior inimigo do meio ambiente, ministro Guedes, é a omissão de governos – como o de Bolsonaro – que ignoram alertas e repetem erros. É possível produzir e também proteger a natureza”, escreveu Alesandro Molon, líder da oposição na Câmara.
Guedes fez o comentário quando falava sobre a relação entre indústria e meio ambiente.
“O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer. Eles [pessoas pobres] têm todas as preocupações que não são as preocupações das pessoas que já destruíram suas florestas, que já lutaram suas minorias étnicas, essas coisas… É um problema muito complexo, não há uma solução simples”, declarou Guedes.
Também da bancada do PSB, a deputada Lídice da Mata (BA) afirmou que “a fala de Paulo Guedes sobre pobreza e meio ambiente demonstra ignorância, falta de sensibilidade e nenhuma vontade do governo em resolver o problema da desigualdade no país”.