“Os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente”
“Talvez seja a missão mais importante da nossa geração. Assim, estamos implementando medidas para salvaguardar a saúde e a higidez de todos nós”
O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, ao contrário de Bolsonaro, na mesma noite, fez um pronunciamento alertando para o grave momento que o país passa com a pandemia do coronavírus, pedindo “cuidado e prevenção” e elogiando o trabalho dos “integrantes do sistema de saúde”.
O comandante do Exército pediu união de todos os brasileiros para enfrentar o contágio do Covid-19. “É importante lembrar que os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente. Diuturnamente, esses profissionais estão dando exemplos de coragem e comprometimento na luta contra os efeitos indesejáveis dessa doença”, diz Pujol na sua mensagem.
Leia a íntegra da mensagem:
“Integrantes da Força Terrestre e da nossa grande Família Verde-Oliva:
Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros.
O momento é de cuidado e prevenção.
Mas, ao mesmo tempo, de muita ação por parte do Exército Brasileiro.
Para tanto, nosso Exército está integrado ao esforço de toda a Nação, sob a coordenação do Ministério da Defesa e junto às Forças irmãs.
Após rápido e minucioso exame da situação, que se mostra extremamente dinâmica, para fazer frente a essa ameaça, diretrizes foram expedidas pelo comando do Exército e em nível setorial, pelo Comando de Operações Terrestres, pelo Departamento-geral do Pessoal e pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército. Bem como de orientações voltadas para a prevenção e ao combate do coronavírus no seio da família militar.
Além disso, foram elaborados planos para nossa participação em operação conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa. Também criamos uma página especial no Portal do Exército para disponibilizar ao nosso público o máximo de informações.
Agora, depois de todas estas medidas iniciais, julgamos que é o momento oportuno para lhes dirigir esta mensagem de estímulo e de confiança.
Uma de nossas responsabilidades para com a Nação, particularmente neste momento de crise, é de que a nossa tropa deve manter sua capacidade operacional para enfrentar esse desafio e poder fazer a diferença.
Talvez seja a missão mais importante da nossa geração. Assim, estamos implementando medidas para salvaguardar a saúde e a higidez de todos nós.
Soldados!
Da mesma forma, os estabelecimentos de ensino adotaram cuidados especiais com o intuito de proteger seus instrutores e alunos.
É importante lembrar que os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente. Diuturnamente, esses profissionais estão dando exemplos de coragem e comprometimento na luta contra os efeitos indesejáveis dessa doença.
Toda a Família Verde-Oliva deve seguir as orientações oficiais dos órgãos governamentais e do Sistema de Saúde do Exército.
Nossa Reserva Pró-Ativa, nossos pensionistas e familiares, fazem parte dessa mobilização.
Estamos e estaremos sempre juntos apoiando nossos guerreiros.
Contamos com a ajuda de todos porque o momento exige união, organização e especial cuidado com a própria saúde e a dos que nos cercam para que possamos superar mais esse desafio que a história do nosso País nos apresenta.
O Braço Forte atuará se for necessário e a Mão Amiga estará mais estendida que nunca aos nossos irmãos brasileiros.
A todos a certeza de que, parafraseando a nossa canção, se a nossa Pátria Amada está sendo ameaçada, Lutaremos sem Temor.”