“O Brasil precisa ocupar e explorar o local com a maior responsabilidade porque daqui a pouco o Donald Trump pode achar que os recursos naturais são dele”, disse o presidente
O presidente Lula defendeu nesta segunda-feira (18) que o Brasil explore o petróleo de sua Margem Equatorial. “O Brasil precisa ocupar e explorar o local com a maior responsabilidade porque daqui a pouco o Donald Trump pode achar que os recursos naturais são dele”, disse o presidente, em ato na estatal em São Paulo, onde ele anunciou investimentos de R$ 37 bilhões na expansão da empresa.
“Ele [Trump] achou que o Canadá era dele, que a Groenlândia era dele, que o Golfo do México era dele, o Canal do Panamá. Quem é que vai dizer que a Margem Equatorial é dele também? Então nós vamos ocupar. Vamos ocupar, explorar petróleo com a maior responsabilidade e fazer com que esse dinheiro possa ser revertido para garantir o futuro desse país”, prosseguiu o presidente.
“Ninguém tem mais cuidado com a Amazônia do que nós. Agora, a gente vai fazer com a maior responsabilidade do mundo, mas a gente não pode deixar de explorar uma riqueza que está a quase 500 km de distância da nossa margem”, prosseguiu.
Lula citou novamente a crise mundial nos combustíveis – que ele creditou a Trump e sua guerra contra o Irã – e disse que graças à Petrobrás, o país está impedindo a explosão dos preços, como está acontecendo em outros países. “Nós estamos com um dos preços mais baixos entre todos os países”, afirmou
Ele falou que os ganhos com exportação de petróleo, que estão mais caros, estão taxados para subsidiar os preços internos dos combustíveis. “Estamos tirando dinheiro da própria Petrobrás, do orçamento do governo para não permitir que esse prejuízo chegue ao povo brasileiro, que ele não tem culpa da guerra do Irã. A guerra do Irã é culpa do Trump. Não é culpa do brasileiro” disse o presidente.
Assista ao ato na Petrobrás em São Paulo
Presidente Lula participa do anúncio de investimentos de R$ 37 bilhões da Petrobras em São Paulo https://t.co/7N2qcdi22r
— Lula (@LulaOficial) May 18, 2026
Lula criticou duramente também as privatizações de empresas subsidiárias da Petrobrás. “Vocês sabem a dificuldade que foi a criação da Petrobrás por Getúlio, em 1953. Precisou uma grande mobilização popular porque tinham setores que não queriam a criação da Petrobrás. Não queriam que o Brasil explorasse o seu petróleo”, lembrou.
Ele destacou que depois os adversários do Brasil fizeram um grande esforço para vender a Petrobrás. “Até trocaram de nome, para Petrobrax. “Como não conseguiram vender a empresa, eles fatiaram a Petrobrás e venderam-na por partes”, observou. Lula lembrou que eles acabaram vendendo a BR e outras subsidiárias da estatal. “É só o que eles sabem fazer. Vender tudo. Quem saiu prejudicado foi o povo”, denunciou.
Mais cedo, o presidente visitou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas. Lula afirmou que, antes da visita, acreditava ser mais difícil desenvolver esse tipo de exploração. “É uma potência para facilitar a Petrobrás a descobrir petróleo. Eu estava pensando que era difícil, mas depois da minha visita hoje. A Petrobrás não vai ser só uma empresa de petróleo, a Petrobrás tem que ser a grande empresa de energia desse país. Com o potencial da Petrobrás, ninguém segura esse país”, completou Lula.











