Ana Patrícia e Duda, a dupla número 1 do mundo, conquistaram uma vaga na final do vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Elas derrotaram as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy, medalhistas de prata em Tóquio 2020, em uma emocionante semifinal nesta quinta-feira, 8 de agosto, com uma vitória por 2 sets a 1 (20-22, 21-15, 15-12). O próximo desafio das brasileiras será enfrentar as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na grande decisão, que acontecerá no icônico Estádio da Torre Eiffel.
O primeiro set foi marcado por uma disputa acirrada, com as australianas levando a melhor após uma reviravolta. No entanto, Ana Patrícia e Duda não se abalaram e dominaram o segundo set, forçando o tie-break. A determinação das brasileiras prevaleceu, com Ana Patrícia brilhando no ataque e Duda se destacando na defesa. A vitória consagrou a dupla na final olímpica, onde buscarão o ouro nesta sexta-feira, 9 de agosto, às 17h30 (horário de Brasília).
“Entendo os grandes desafios que a gente tem que enfrentar para estar aqui em busca de conquistá-la (a medalha), né? Então, passamos por muitos deles, falta um passinho, né, pra glória total, mas já vai ficar pra história tudo que a gente fez aqui”, disse Ana Patrícia.
“A gente trabalhou muito pra isso. Acho que devo tudo a parte psicológica, técnica, física, e a gente conseguiu demonstrar tudo ali dentro da quadra”, completou Duda. “Descansar, aproveitar, ser feliz nesse momento, estudar e amanhã a gente está de volta na final”, finalizou a atleta.
A vitória teve um sabor de revanche, já que Mariafe e Clancy haviam eliminado Bárbara Seixas e Carol Solberg nas oitavas de final. Ana Patrícia e Duda mostraram resiliência ao virar o jogo após perderem o primeiro set, demonstrando uma campanha perfeita até agora, com vitórias convincentes em todos os seus jogos.
Ana Patrícia e Duda, que já conquistaram títulos importantes como o Campeonato Mundial de 2022 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, agora têm a chance de adicionar mais uma medalha de ouro ao histórico do vôlei de praia brasileiro em Jogos Olímpicos, que já conta com sete medalhas no feminino. A grande decisão promete ser um confronto histórico para o Brasil no Estádio da Torre Eiffel.