O Ministério do Esporte divulgou uma nota oficial lamentando a postagem racista publicada na sexta-feira (26) na conta oficial do órgão na rede social X, ao citar o barco da delegação brasileira na abertura das Olimpíadas de Paris.
A publicação, contendo a imagem de um chimpanzé dirigindo uma embarcação com a mensagem “Todo mundo aguardando o nosso barco,” com a bandeira do Brasil no final da frase, apesar de ter sido rapidamente retirada do ar, permaneceu tempo suficiente para repercutir e chocar os usuários da web.
“O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva”, afirmou o ministério.
“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não se repita”, continuou a nota oficial.
No comunicado, o ministério diz ainda que está implementando medidas rigorosas para garantir que a comunicação institucional do órgão “seja sempre guiada pelos princípios de respeito, inclusão e diversidade”, e reafirma seu “compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito”.
Além da nota oficial, ainda na sexta-feira, o ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou que determinou a exoneração do responsável pela publicação racista: “Ao tomar conhecimento do post publicado, determinei a imediata exoneração do autor do post e solicitei a abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades e responsáveis”, afirmou o ministro.