
O coronel da reserva do Exército Helcio Bruno de Almeida é um desses negacionistas típicos. Quando é confrontado, arrega. Ele depôs, nesta terça-feira (10), na CPI da Covid-19 no Senado.
“Sou a favor do Supremo Tribunal Federal, sem dúvida nenhuma, como instituição”, disse à CPI o coronel Helcio Bruno.
Helcio Bruno é presidente da ONG Instituto Força Brasil. Tenente-coronel da reserva, ele negou que tenha participado de alguma oferta ou pedido de vantagem indevida na negociação de vacinas com o Ministério da Saúde. Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ele disse que não responderá todas as perguntas, como aquelas relacionadas à compra de imunizantes.
“Perfeito, que boa essa evolução sua, coronel, que boa essa evolução sua. Quem sabe o Instituto Força Brasil possa refazer essas postagens aí. Veja só, eu acho que é importante nós vermos essas postagens várias vezes, senhor presidente, senhor relator, coronel Helcio Bruno de Almeida: ‘Destituição já! Art. 38, é crime do STF!’ Aí está lá a foto”, disse Randolfe apontado a tela que expunha fotos postadas pelo coronel.
PEDIDO DE FECHAMENTO DO STF
“‘Intervenção já! Art. 38: é crime do STF’. Aí, está lá a foto da ministra Cármen Lúcia, que lhe concedeu o habeas corpus. Está lá a foto. Mas vamos à outra, tem outra”, comentou Randolfe.
E seguiu: “A ministra Cármen Lúcia, inclusive, nas suas publicações, ela é frequente, não é? A outra foto, tem uma outra, e olha aí: ‘Dia 18 de julho, eu vou em todo o Brasil! STF, principal pilar… É o principal pilar da corrupção. Se eles caírem, o resto cai tudo’”.
“Ainda bem que não caiu, ainda bem que a ministra Cármen Lúcia está lá”, ironizou Randolfe apontando a contradição do depoente, que pregava nas redes sociais dele o fechamento do STF. E depois recorre ao Supremo para dar-lhe salvaguardas para depor na CPI.
O STF COMO SALVAGUARDAS DE DIREITOS
“Espero que o Instituto Força Brasil, aqueles que estão… O senhor que está alimentando os robôs agora, que tanto atacam nesse momento em que nós estamos nessa Comissão Parlamentar de Inquérito, pensem duas vezes antes de pedir o fechamento do Supremo Tribunal Federal. Sempre vai ser necessário, depois, quem sabe, vocês recorrerem a ele para ter garantidos os seus direitos constitucionais”, colocou o dedo na ferida Randolfe.
“Isso só nos lembra a frase de Churchill: alguns podem achar a democracia o pior dos regimes, mas não se inventou até hoje nenhum outro melhor que ela. A democracia é um sistema tão completo que possibilita àqueles que atacam o regime se utilizarem dos benefícios dele”, disse Randolfe.
ALVO DA CPMI DAS FAKE NEWS
Helcio Bruno foi convocado pela CPI da Covid-19 após ter participado de conversas em que foram discutidas ofertas de vacinas e ter sido alvo da CPMI das Fake News no Congresso.
Ele participou de reunião, em 12 de março, no Ministério da Saúde, com representantes da Davati, empresa que tentou vender vacinas sem comprovar a entrega de doses — nem ter aval dos fabricantes.
M. V.