Magda Chambriard falou também do interesse da estatal na exploração de potássio e outros minerais, inclusive os chamados minerais críticos
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, afirmou na sexta-feira (29) que a estatal quer dobrar sua produção de fertilizantes nitrogenados no país e tem como meta buscar a autossuficiência nacional no segmento.
Em cerimônia ao lado do presidente Lula, em Sergipe, a presidente da empresa destacou a importância da retomada da Fafen-SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe), que, segundo ela, terá capacidade para atender cerca de 7% da demanda brasileira por fertilizantes nitrogenados.
Magda anunciou investimentos em outras unidades produtoras de fertilizantes, incluindo a retomada da UFN-3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Mato Grosso do Sul, além de projetos na Bahia e no Paraná. Os empreendimentos já anunciados permitirão que o Brasil produza cerca de 35% da demanda nacional por fertilizantes nitrogenados. A Petrobrás, porém, estuda novas expansões para elevar esse percentual.
“Se a gente tem espaço aqui do lado da planta de Sergipe, por que a gente não dobra essa planta aqui? Se a gente tem espaço na Bahia, por que a gente não dobra a planta da Bahia? E se a gente tem espaço em Mato Grosso do Sul, por que a gente não dobra a planta de Mato Grosso do Sul?”, disse.
Os estudos que estão sendo feitos apontam para a possibilidade de o país atender entre 70% e 75% da demanda por fertilizantes nitrogenados. “Com esses estudos, nós enxergamos que podemos chegar a cerca de 70%, 75% dos fertilizantes nitrogenados que o Brasil precisa. Agora, a nossa meta vai ser buscar a autossuficiência de fertilizantes nitrogenados”, afirmou.
Magda também mencionou o potencial de exploração de potássio em Sergipe, insumo utilizado na fabricação de fertilizantes. Segundo ela, a Petrobrás poderia voltar a atuar em atividades ligadas à mineração caso haja mudanças em seu objeto social. “Gosto da ideia de explorar potássio. Gosto da ideia de explorar minerais críticos. Gosto da ideia de ser uma empresa de energia cada vez maior”, disse.
Hoje, VL Mineração é a única que explora o elemento na região. A mineradora, que faz parte de um conglomerado dos irmãos Batistas, adquiriu a única mina subterrânea de extração em operação no país, que fica em Taquari-Vassouras, em Sergipe. Magda atribuiu a viabilidade econômica da unidade ao aumento da oferta de gás natural produzido pela Petrobrás.
Segundo a presidente da estatal, a disponibilidade do insumo para o mercado passou de 29 milhões para 52 milhões de metros cúbicos por dia, o que contribuiu para a redução dos preços e permitiu a retomada da fábrica. “O que baixa o preço do gás natural, o que permite fertilizantes, o que permite esses insumos, é um investimento sério em prol da sociedade brasileira”, afirmou.











