A assessoria de imprensa de Guilherme Boulos (PSOL) informou, na tarde desta sexta-feira (27), que o candidato testou positivo para a Covid-19 e por isso a TV Globo cancelou o último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo marcado para esta noite.
Boulos e o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) disputam o segundo turno das eleições municipais paulistanas.
“Guilherme Boulos informa que está bem e não apresenta sintomas da doença”, diz assessoria.
O prefeito Bruno Covas desejou “pronta recuperação” ao adversário nas eleições deste domingo. “Acabamos de receber a notícia que Guilherme Boulos testou positivo para Covid-19. Pelo que fomos informados, está sem sintomas. Desejamos pronta recuperação ao candidato”, diz a nota do prefeito.
O candidato à Prefeitura de São Paulo foi fazer o exame após saber que a deputada federal Sâmia Bomfim, também do PSOL, estava infectada. Ela anunciou na segunda-feira (23) que tinha testado positivo para a Covid-19 após encontro de lideranças na sexta-feira (20).
Na terça-feira (24), Guilherme Boulos anunciou a suspensão das atividades de rua, dedicando-se a agendas com público restrito.
Na quarta-feira anterior (18), Boulos promoveu uma concentração no Mosteiro de São Bento, centro de São Paulo, com a participação de militantes e líderes partidários.
Segundo a assessoria do candidato, “diante do resultado positivo, Guilherme Boulos irá cumprir o protocolo de quarentena pelo período necessário. Toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testado a partir de agora”.
Depois de ter dado causa ao cancelamento do debate presencial marcado para esta sexta-feira, o candidato do PSOL incentivou nas redes sociais um ataque à Globo exigindo um debate virtual, mesmo sabendo que a regra estabelecia, antecipadamente, que isso não seria permitido.
Em nota, a TV Globo afirmou: “Seguindo as regras acordadas com os partidos, que preveem o cancelamento do debate em caso de problemas de saúde de um dos participantes, a TV Globo cancelou o evento entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, que seria realizado hoje à noite, após Guilherme Boulos (PSOL) ter comunicado que testou positivo para covid-19″.
“Com isso, a TV Globo reexibirá para São Paulo o ‘Globo Repórter’ com a viagem de Glória Maria a Macau, na China. No Rio de Janeiro e em Recife, os debates entre os candidatos que chegaram ao segundo turno nas respectivas cidades estão mantidos”, informou a emissora.
Mesmo assim, no final da tarde, o prefeito Bruno Covas, entrou em um acordo com Boulos aceitando fazer o debate virtual com o candidato psolista, que está há uma semana atrás na mesma posição nas pesquisas eleitorais. A informação do acordo foi do portal O Antagonista.