
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu todas as competições nacionais sob sua jurisdição, na segunda feira (16), como mecanismo para ajudar na prevenção da proliferação do coronavírus (COVID-19).
Assim, estão suspensas, por tempo indeterminado, a Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos primeira divisão (A1) e da segundona (A2), Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
Os jogos do campeonato feminino que estavam previstos para a última segunda feira foram cancelados.
“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, disse o presidente da CBF, Rogério Caboclo.
A CBF informou que respeitará às decisões das entidades desportivas estaduais sobre o andamento das competições locais. Algumas delas já se posicionaram e também suspenderam as atividades locais.
Copa do Nordeste
A competição, que teria sua última rodada da fase de grupos programada para o próximo fim de semana, está paralisada por tempo indeterminado. A oficialização saiu na manhã desta terça-feira (17), nas redes sociais da competição.
Competições Estaduais
A Federação Paulista de Futebol (FPF) paralisou os jogos do campeonato de São Paulo por tempo indeterminado. No fim de semana, os jogos de São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano foram realizados com os portões fechados.
As Federações Mineira, Pernambucana, Paranaense, Catarinense, Sergipana, Maranhense também suspenderam suas competições por tempo indeterminado.
Campeonato Carioca
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), em conjunto com os representantes dos clubes, decidiu paralisar as atividades por 15 dias, por decisão unânime.
No Rio de Janeiro foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no universo do futebol. O técnico do Flamengo, Jorge Jesus, foi diagnosticado em primeiro exame realizado. O clube informou por meio das redes sociais que a contraprova atestou para “inconclusivo”, assim o técnico realizará novo exame nesta terça feira (17).
As Federações Gaúcha, Alagoana, Paraense também suspenderam os campeonatos por 15 dias, a partir desta segunda (16).
A federação do Ceará fez reunião com os clubes cearenses, na segunda-feira (16), decidindo pela manutenção do estadual com portões fechados. Em princípio será jogado até 29 de março com portões fechados, porém o Ministério Público Federal recomendou a suspensão dos campeonatos no Ceará. A princípio, na quarta-feira, tem jogo do Fortaleza marcado para acontecer.
Outras competições também continuaram com os portões fechados, entre eles o Potiguar, Sul-mato-grossense, Piauiense e Amapaense.
Ainda dependem de decisão entidades de outros estados, como as federações Paraibana, Roraimense, Rondoniense e Capixaba.
Futebol Internacional
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu adiar para 2021 as competições da Copa América, que seria realizada na Argentina dos dias 12 de junho à 12 de julho deste ano, para conter os avanços do novo coronavírus (COVID-19). O início das Eliminatórias aconteceria entre os próximos dias 27 e 31 de março, mas também foi adiado e ainda não tem nova data para acontecer.
A União das Associações e Futebol da Europa (UEFA), foi a primeira a adiar as competições continentais para 2021. As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 seriam realizadas entre os dias 11 de junho e 11 de julho deste ano.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) também cancelou jogos desde a última sexta feira (13), quando a Organização Mundial da Saúde caracterizou como pandemia o novo coronavírus. Estão adiadas por tempo indeterminado os jogos do Campeonato das Nações Africanas (CHAN) que aconteceria entre os dias 4 e 25 de abril em Camarões. A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e a Liga de Futebol Profissional dos EUA (MLS), suspenderam por 30 dias às competições locais