China concede medalha de “melhor amigo” a Putin

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que Putin “é meu melhor e mais próximo amigo”. (Reuters)

O presidente chinês, Xi Jinping, condecou o presidente russo, Vladimir Putin, com primeira medalha de amizade da China nesta sexta-feira, chamando-o de seu “melhor amigo”. “Ele é meu melhor, mais próximo amigo”, enfatizou o líder chinês que e também destacou os laços estreitos” entre ambos.

O presidente russo está na China para uma cúpula de final de semana do bloco de segurança liderado por chineses e russos, a Organização de Cooperação de Xangai, na cidade portuária de Qingdao, mas primeiro passou em Pequim para conversar com Xi.

“Vejo este como um reconhecimento e uma avaliação dos esforços da Rússia para desenvolver uma parceria estratégica e abrangente com a China”, disse Putin, agradecendo pela medalha. E acrescentou: “É uma indicação da atenção especial e respeito em que nossos interesses nacionais mútuos são baseados, dos interesses de nossos povos e, claro, da nossa amizade pessoal.

Recebendo-o no Grande Salão do Povo da capital, Xi louvou o relacionamento.

“Independentemente das flutuações que existam na situação internacional, China e Rússia sempre adotaram com firmeza o desenvolvimento das relações como uma prioridade”, disse Xi a Putin no início das conversas formais.

Depois Xi concedeu a Putin a primeira medalha de amizade da China, um evento transmitido ao vivo pela televisão pública chinesa.

Discursando pouco antes de colocar a medalha em Putin, Xi o classificou como “um bom e velho amigo do povo chinês”.

“O presidente Putin é o líder de um grande país que é influente em todo o mundo”, disse Xi. “Ele é meu melhor, mais íntimo amigo.”

Os dois participaram da assinatura de vários acordos, incluindo um fundo de investimento conjunto de 1 bilhão de dólares.

Xi prometeu que os dois continuarão aprofundando sua cooperação em todas as questões relevantes no contexto internacional.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *