O maior navio de sua categoria, o ‘CRCC Bridge Pile 1’, zarpou do porto de Lusi na província de Jiangsu, nesta segunda-feira com destino ao Brasil, onde participará da construção da ponte Salvador-Itaparica
O Grupo de Engenharia de Pontes e Construção Ferroviária da China, traz o navio até a Baía de Todos-os-Santos, onde irá tomar parte da construção da ponte que terá cerca de 12,4 km de extensão e irá ligar Salvador a Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Será a maior ponte estaiada sobre o mar da América Latina.
O ‘CRCC Bridge Pile 1’ foi feito para operar em águas com até 70 metros de profundidade, de fabricação chinesa, é o maior navio bate-estacas do mundo, tem 130,5 metros de comprimento, 156 metros de altura da estrutura de estacas e pesando 700 toneladas, consegue cravar estacas com diâmetro de até 7 metros.
A ponte Salvador-Itaparica vai integrar a região metropolitana de Salvador com 250 municípios, e dará acesso para uma população de cerca 10 milhões de pessoas. Foram investidos R$ 11,6 bilhões, integrado ao Novo PAC e é uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no país e deverá reduzir em até 200 km o percurso para cargas provindas do oeste da Bahia.
O projeto abrange os 12,4 km do percurso sobre a Baía de Todos-os-Santos, mais 4,4 km de novos acessos viários em Salvador, uma via expressa de 22 km na Ilha de Itaparica e a duplicação de 8 km da BA-001, no trecho entre Tairu e a Ponte do Funil.
Articulado pelos governos estadual e federal em acordo com o governo chinês, o empreendimento é resultado da parceria Público-Privada (PPP), sob o regime de concessão patrocinada, entre o Governo da Bahia e a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica S.A.












Respostas de 2
A historinha de que o Brasil fortalece as parcerias com a China está bem distorcida! O empresário da China Civil Engineering Construction Corporation é BRASILEIRO e já está com o grupo formadinho com diversos brasileiros do meio de cartéis e conluios do Brasil, por meio de algumas empresas conhecidas:Saint Martin da área da saúde; Bioquímica tecnologia;Farmácia Genciana;sobrenomes de brasileiros aparecem
Como sócios: Resende; Pinto;Yasaka;Taszuki; que fazem o link ccom muitas outras empresas
Brasileiras. Ou seja , o bando brasileiro continuam a ganhar sem trabalhar ! Contam que o povo seja tão inocentes qto eles com essas notícias de palhaços!
Só queríamos saber de onde você tirou essa ideia. Provavelmente, de seu anticomunismo, que lhe fornece narrativas muito interessantes. Embora, seria ótimo se a China Civil Engineering Construction Corporation fosse uma empresa brasileira. Mas não é verdade. A China Civil Engineering Construction Corporation é uma estatal chinesa, fundada em 1979 pelo Conselho de Estado da República Popular da China e depois incorporada pela Comissão Industrial de Empresas Centrais do Comitê Central do Partido Comunista da China. O navio, do qual trata a matéria, segundo a Xin Hua, agência oficial chinesa, foi construído com investimento do China Railway Construction Bridge Engineering Bureau Group, empresa-mãe da China Civil Engineering Construction Corporation.