O Congresso Nacional Afro-Brasileiro divulgou nota em repúdio à nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo para presidir a Fundação Palmares. “Repudiamos essa nomeação e exigimos a demissão imediata desse racista em pele negra, como eram alguns capitães-do-mato na época da escravidão, verdugos dos seus próprios irmãos de infortúnio”, diz o texto.
Íntegra da nota:
Racista na Fundação Palmares é um acinte
O Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) repudia a nomeação de Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Palmares, criada para valorizar e promover a igualdade racial em nosso país.
Autor de frases como “não há salvação para o movimento negro. Precisa ser extinto!”, entre outras, Sérgio Camargo à frente da Fundação Palmares é um acinte. Disse ele também que a escravidão foi “benéfica para os descendentes” dos escravos.
Enfim, Sérgio Camargo é uma agressão aos negros brasileiros e só confirma aquilo que o CNAB e o movimento negro já tinham advertido. O governo Bolsonaro, além de inimigo da democracia e do país, é racista. Ele achincalha tudo e a todos.
Na semana passada, um apoiador seu, deputado do PSL (Coronel Tadeu-SP), arrancou e destruiu um painel que estava na área de exposições da Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia da Consciência Negra, dia 20. O painel, do cartunista Latuff, denunciava a matança de negros, em sua imensa maioria jovens, no país.
Outro deputado bolsonarista (Daniel Silveira-RJ) ocupou a tribuna da Câmara para apoiar o ato covarde e racista e, no discurso, disse que “99% dos traficantes são negros” e por isso mereciam ser assassinados. Esse é o governo Bolsonaro.
É a esse discurso que Sérgio Camargo se presta a servir. Ele envergonha até o irmão, quem diria o seu pai, Oswaldo Camargo, histórica liderança do movimento negro.
Repudiamos essa nomeação e exigimos a demissão imediata desse racista em pele negra, como eram alguns capitães-do-mato na época da escravidão, verdugos dos seus próprios irmãos de infortúnio.
Em defesa da Fundação Palmares!
Viva Zumbi dos Palmares!
Alfredo Oliveira
Presidente