Em diversas regiões de São Paulo a forte chuva deixou um rastro de destruição na tarde desta sexta-feira (3). O temporal acompanhado de rajadas de vento e granizo vitimou pelo menos duas pessoas. As mortes foram confirmadas pela Defesa Civil e pelos Bombeiros.
Por toda São Paulo foram registrados diversos apagões e, ao invés de atender as demandas da população, a concessionária privada Enel desativou os canais de atendimento aos clientes.
Em publicação nas redes sociais, a Enel afirma que as fortes chuvas e rajadas de vento provocaram quedas de árvores e galhos na rede elétrica, “interrompendo o fornecimento de energia para alguns clientes. A concessionária reforçou suas equipes em campo e trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.”
Porém na internet diversos usuários reclamaram da distribuidora, o que levou ‘ENEL’ para os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter. Eles reclamam que a concessionária desativou os canais de reclamações.
“A Enel é uma piada mesmo né, fui abrir reclamação no site deles e advinha? Erro na hora de solicitar reparo”, escreveu um internauta.
OPERADORAS
Moradores de São Paulo também relataram problemas com internet e telefone celular. A operadora Tim afirmou que a queda de energia afetou algumas operações, principalmente para linha móvel.
A empresa diz que esta trabalhando para restabelecer o mais rápido possível as estruturas de transmissão. Conforme o retorno da luz, o sinal também deve ser restabelecido.
A Claro afirmou que não houve problemas generalizados. “Os serviços da Claro não foram afetados massivamente na cidade de São Paulo. A operadora informa que, devido ao temporal, algumas regiões ficaram sem energia elétrica, o que pode ter interferido na oferta de sinal.”
TEMPORAL
Em Osasco, duas árvores caíram em cima de um muro na avenida Luiz Rink e um veículo foi destruído. Felipe Lima Ribeiro do Nascimento, 21 anos, passava pelo local no momento e foi atingido.
Segundo informações da Folha de São Paulo, o jovem desembarcou do ônibus e tinha uma caminhada de cinco minutos até em casa. Seu avô, João Bosco do Nascimento, achou que a demora do rapaz era por causa da chuva. Ao descobrir da morte do jovem, a família ficou em choque e apenas o avô conseguiu comparecer no local.
Em Santo André, uma parede também cedeu e acertou duas pessoas. Uma delas morreu.
Faltou luz em vários bairros da cidade, como Morumbi e Pinheiros (zona oeste), Freguesia do Ó (zona norte) e Planalto Paulista e Vila Mariana (zona sul). Na região central, Paraíso e Jardim Paulista também tinham ventos fortes e chuva rápida. O bairro da Aclimação ficou sem luz.
A Defesa Civil informou que cidade de São Paulo registrou ventos, especialmente nas regiões do Campo Limpo, Santana, e aeroportos de Guarulhos e Congonhas, onde os ventos chegaram aos 103,7 km/h.
A Polícia Militar diz ter recebido 823 chamados relacionados a quedas de árvores e 25 desabamentos na capital e na Grande São Paulo, durante a tarde.
Arthur Alvim está a mais de 07 horas sem energia, governador o senhor ainda fala em privatização, o senhor governador deveria ter vergonha, olha o que está acontecendo, a Enel ainda bloqueia todos os canais de atendimento, não tem desculpa.
Lamentável ver a estupidez dos comentários no X.
Se houvesse zeladoria na cidade, as árvores teriam sido podadas ou extraídas, quando necessário. Atribuir culta a Enel de um caso fortuito, evento da natureza é uma total insensatez.
A privatização é a melhor forma de dispomos de um serviço adequado, sem pagar pelos cabides de emprego ou os puxa sacos de políticos que tem uma única finalidade, engordar os próprios bolsos.
Sem falar que a população sabe reclamar na falta, mas não atua na prevenção, acionando os órgãos competentes quando precisa.
A distribuição de energia já foi privatizada, em São Paulo, há muito. E olha o resultado: um apagão descomunal. Então, a culpa é da população, que sofre com a privatização? Você não tem vergonha de dizer uma coisa dessas? E ainda diz que foi um “caso fortuito” e “evento da natureza”. Afinal, a culpa é da população, do acaso ou da natureza? Pelo jeito, é de qualquer coisa, menos dos italianos da Enel.
Minha mãe tem comércio na zona leste e está sem energia desde as 16hs. Esse é o ganha pão dela. Sem energia olha o prejuízo. Vou mandar a conta do prejuízo.
Cambada de fdp, esta empresa, se é que podemos chamar de empresa este (LiXo) da ENEL, não serve p/ administrar uma cidade como São Paulo, só corruptos e péssimo atendimento cadê governo,procon p/ PUNIR drasticamente este Lixo – ENEL????????
NO bairro do Mandaqui, zona norte de São Paulo, a Enel não permite nem a reclamação pela falta de luz. A Eletropaulo nos atendia e dava prazos que geralmente eram cumpridos. Hoje, depois do vendaval, a Enel corta o canal de comunicação e não dá satisfação aos seus clientes. Nenhum caminhão é visto pela região, mesmo horas após o término da chuva. Péssima empresa! Péssimo governo, péssimo prefeito!!!
Vila Aricanduva já tem 30h sem energia, começando os prejuízos… Depois de inúmeras tentativas de ligar no 0800 consegui ser atendido, nunca reconhece o CPF, 35 minutos de espera para falar com atendente, equipe estaria na região 22:45h p variar nada, nem contato…
Esse jornal aqui está fazendo um fake news muito feia, A Enel está respondendo todos ni twitter, mas por causa da alta demanda, dificilmente ela consegue responder a todo mundo faltou apuração, ou será que foi feito assim por alguma manipulação midiática ?
Meu filho, com dois milhões de pessoas sem luz, a Enel desligando os canais de atendimento, e você arrumando desculpas para essa porcaria. Francamente! E ainda tem a desfaçatez (ou falta de massa cinzenta) de dizer que o problema é “alta demanda”. Então, o melhor, para atender essa demanda, é ter uma estatal para fornecer energia.
A empresa Enel é tão boa que desativou canais de atendimento e aonde está Tarcísio para se chamar atenção da empresa já que ele diz que privatização e melhoraria para cidade então dia 03/11/23 fica na história que uma empresa privada que é tão responsável fez ao consumidor desativou canais de atendimento, qual vai ser a mentira que Enel ebo Tarcísio vão inventar para enganar povo . Com todos defeitos Eletropaulo já tinha corrigido boa parte e passado informações ao consumidor imagina se tirar a SABESP COMO VAI SER A FALTA DE ÁGUA 3 DIAS e é normal.
A mais de 12 horas sem luz no meu bairro e não temos nem.previsao de quando chegará a energia que falta de responsabilidade desta empresa maldita fica sem pagar a conta pra ver se não correm pra cortar a luz da sua casa será q vamos ter desconto de tarifa ou aumento kkk
Parabéns políticos idiotas, acorda povo não votem em porcaria!!