Está indefinido se haverá ou não segundo turno. Se houver, Lula também vence Bolsonaro por 54% a 39%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29), a três dias das eleições, mostra que o ex-presidente Lula (PT) vence com 50% dos votos válidos. Bolsonaro (PL) vem em segundo com 36%. Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT) e Simone (MDB) com 5% cada um. Num cenário de segundo turno, Lula também vence com 54% e Bolsonaro fica com 39%.
Em relação à pesquisa anterior, Lula manteve o mesmo resultado, Bolsonaro subiu um ponto dentro da margem de erro, Ciro Gomes caiu um ponto, também na margem de erro, e Simone manteve os mesmos 5%.
52% não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. 39% não votariam em Lula. Ciro Gomes tem rejeição de 24%
Lula (PT): 50% (50% no levantamento anterior, em 22 de setembro)
Bolsonaro (PL): 36% (36% na pesquisa anterior)
Ciro (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior)
Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
Segundo o Datafolha, 85% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 15% afirmam que a decisão ainda pode mudar. Na semana passada, os percentuais eram de, respectivamente, 81% e 18%.
De acordo, ainda, com o levantamento, 44% consideram a gestão de Bolsonaro à frente da Presidência ruim ou péssima, ante 31% que a classificam como ótima ou boa. Na semana passada, o placar estava em 44% a 32%. O volume dos que consideram o governo regular era de 23% e, agora, está em 24%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.