Delegações da Nigéria e da Islândia, que jogaram pela Copa do Mundo, na sexta-feira, (jogo muito disputado, no qual a Nigéria venceu a Islândia por 2×0), depositaram flores no monumento localizado na colina Mamaiev Kurgan, Volgogrado (ex-Stalingrado), onde há um grande memorial aos combatentes e à população que venceram a Batalha de Stalingrado, ocorrida de agosto de 1942 a fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, batalha que possibilitou a virada nos combates e deu início à expulsão dos que invadiram a União Soviética e deu passo decisivo na derrota das forças nazistas na guerra.
A homenagem com delegados islandeses e nigerianos depositando flores no monumento aconteceu no Dia da Memória e Luto, quando há 77 anos, em 22 de junho de 1941, os generais de Hitler iniciaram a Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética.
Em Moscou, o presidente Vladimir Putin levou flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido. A lembrança da funesta data aconteceu mais principais cidades da Rússia.
No link a homenagem dos nigerianos e islandeses: