Duas pontes mantidas pelo governo caíram num espaço de dez dias. A primeira queda foi há dez dias, deixando quatro mortos, 14 feridos e pelo menos um desaparecido. A outra foi neste sábado. População está deixada à própria sorte
O ex-presidente Lula (PT), vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais, tem cobrado, nos diversos locais em que está visitando no segundo turno, que as pessoas presentes aos comícios apontem alguma obra importante iniciada pelo governo Bolsonaro. Geralmente não há resposta ao pedido do ex-presidente.
POUCAS OBRAS E MAL-FEITAS
Jair Bolsonaro não fez quase nada a não ser vender o Brasil, destruir a Amazônia, provocar a fome e o desemprego e desviar dinheiro para a compra de votos através do orçamento secreto, o maior escândalo de corrupção do planeta terra, segundo afirmou recentemente a senadora Simone Tebet (MDB).
Porém, nas poucas coisas de responsabilidade do atual governo, está ocorrendo um verdadeiro desastre. Em menos de dez dias, duas pontes que deveriam ser mantidas pelo governo federal desabaram no Amazonas. A ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada no km 25, desabou neste sábado (8) horas após ser interditada na rodovia federal. A BR-319 é o único acesso terrestre de parte estado ao restante do país.
QUEDA DA PONTE MATOU QUATRO PESSOAS
A queda ocorreu 10 dias depois do desabamento de outra ponte, sobre o Rio Curuçá, que ficava no km 23 da rodovia. O local da última ponte que caiu fica a dois quilômetros de outra ponte que desabou dez dias antes, deixando quatro mortos, 14 feridos e pelo menos um desaparecido. Na sexta-feira (7), o último caminhão que caiu no acidente foi retirado do rio.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que a ponte sobre o rio Autaz Mirim foi totalmente interditada no sábado para o tráfego de veículos e passagem de pedestres. Ela já estava mostrando rachaduras e tremores. A travessia tem 174 metros de extensão. Imagens feitas por motoristas e moradores da região mostram pessoas fazendo a travessia com auxílio de canoas. “Foi um corre, corre. A ponte começou a estalar, seria outra tragédia”, diz uma das pessoas que fez o registro no local. Veja vídeo acima.
O Amazonas foi um dos estados onde Bolsonaro perdeu a eleição. Os motivos desta derrota não estão apenas nas medidas tomadas pelo do governo federal contra a Zona Franca de Manaus. Muitos municípios do Amazonas que dependem da BR-319 começam a passar por desabastecimento, após o desabamento da primeira ponte. Bolsonaro está se lixando para as obras que o governo federal tem obrigação de manter.
COMUNIDADES ESTÃO ISOLADAS
Com a queda desta segunda ponte – mal preservada -, a situação pode ficar ainda pior. As entregas de alimentos, gasolina e insumos já estavam passando por problemas por conta da longa espera que os caminhões estão tendo que suportar para levar as cargas. Moradores e caminhoneiros enfrentam dificuldades para chegar aos municípios afetados. A seca dos rios do Amazonas agrava o problema, pois prejudica a navegação em alguns trechos e apresenta riscos de colisões, que podem provocar naufrágios.
O descaso com a região por parte do governo é tamanho que até agora não houve solução nem para a primeira queda de ponte. Quando a ponte sobre Rio Curuçá caiu há 11 dias, o governo afirmou, através do Denit, que uma ponte de metal seria instalada de forma emergencial, mas isso ainda não foi feito. Na sexta (7), o Dnit afirmou, por meio de uma nova nota, que continuava atuando nas buscas e na retirada de veículos após o acidente.
A nova previsão era que a instalação dessa estrutura metálica começasse neste fim de semana. Segundo o Governo do Amazonas, a instalação é de responsabilidade do Dnit. O Dnit e o Ministério da Infraestrutura ainda não comentaram sobre o novo desabamento no Amazonas. Mesmo assim, o governador do estado afirmou no Twitter que espera contar com a ajuda do governo federal para lidar com o desmoronamento.
ABANDONO E DESCASO DO GOVERNO FEDERAL
“Amanhã mais uma equipe do governo federal chega ao Amazonas para avaliar como resolver o acesso na área”, escreveu na rede social.
Apesar de Bolsonaro ter prometido asfaltar a BR-319 durante a campanha eleitoral de 2018, a rodovia possui diversos trechos danificados e não tem pavimentação em quase toda a sua extensão, o que provoca atoleiros “gigantes” no período chuvoso. Os problemas de infraestrutura na BR-319 seguem causando transtornos e deixando parte da população do Amazonas cada vez mais isolada por terra.
No período de estiagem, os motoristas reclamam de outros problemas também muito graves e que não receberam atenção por parte do governo: buracos e poeira. Em alguns casos, crateras se abrem em trechos. Na parte de Manaus, a rodovia já é um desafio logo no início, já que ela começa dentro do Rio Amazonas, numa área próximo ao bairro Distrito Industrial e ao famoso Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.
Matéria relacionada:
Obrigado pela informação, depois que vi que foi o Bolsonaro e o Tarcísio que construíram resolvi pesquisar e descobri que na verdade foi o Lula. Esse ladrão filho da puta tem que voltar pra cadeia.
Mas quem manteve essas pontes nesse estado lastimável foi o Bolsonaro. Por isso, elas desabaram.
OLA JULIO,
CLARO QUE NÃO FORAM ESSES DOIS CANALHAS QUE CONSTRUIRAM. ELES NADA FAZEM DE BOM PELO POVO.
MAS, CLARO QUE FOI NO PRIMEIRO MANDATO PRESIDENCIAL DO “LULA”.
O PROBLEMA É QUE UMA OBRA DESSAS PRECISA DE MANUTENÇÃO ESPECIAL APÓS CADA 10 OU 15 ANOS.
E, SE, A PONTE TEM 16 ANOS, A HORA ERA DO CANALHA BOLSONARO TER TOMADO PROVIDENCIAS ANTECIPADAS, MAS, COMO A INTELIGÊNCIA E O DESCASO É GRANDE, O CANALHA DISSE AQUELE FOD&-%* PARA O POVO MESMO SABENDO QUE PODERIA ARRUMAR UMA GRANINHA ILEGAL. A BURRICE PAROU ALI.
OLA JULIO,
CLARO QUE NÃO FORAM ESSES DOIS CANALHAS QUE CONSTRUIRAM. ELES NADA FAZEM DE BOM PELO POVO.
MAS, CLARO QUE FOI NO PRIMEIRO MANDATO PRESIDENCIAL DO “LULA”.
O PROBLEMA É QUE UMA OBRA DESSAS PRECISA DE MANUTENÇÃO ESPECIAL APÓS CADA 10 OU 15 ANOS.
E, SE, A PONTE TEM 16 ANOS, A HORA ERA DO CANALHA BOLSONARO TER TOMADO PROVIDENCIAS ANTECIPADAS, MAS, COMO A INTELIGÊNCIA E O DESCASO É GRANDE, O CANALHA DISSE AQUELE FOD&-%* PARA O POVO MESMO SABENDO QUE PODERIA ARRUMAR UMA GRANINHA ILEGAL. A BURRICE PAROU ALI.
Foi muito bom saber que a construção da estrada se deve ao governo de Lula! Agora, uma obra dessa envergadura precisa ter constantemente vistorias e manutenções especiais pelas três esferas de poder, em especial, a federal, de quem é a responsabilidade direta ! Obrigada, Dom Paulo de Bel ou Sindicato do Povo.
Para tudo tem manutenção, se não fizer nada, cai. Se o Flávio não fizer manutenção da mansão dele, cai. E por aí vai.
O bobão cabia ao governo do Brochonaro através do Tarciso manter a ponte com manutenção , periódicas coisa que ambos não fizeram , para dar dinheiro ao centrão , essa ponte graças ao Lula foi construída ligando as cidade ,coisa que antes a travessia era feito de barco e muitas tragédias já houve ali , isso prova que nem para manter uma ponte de pé esse desgoverno presta
Ela caiu exatamente porque foi mal construída na época do Lula
Veja você: a ponte foi construída (uma delas) há 16 anos e não aconteceu nada. Pelo contrário, serviu muito bem ao transporte na Amazônia. Mas não resistiu a quatro anos de falta de manutenção do governo Bolsonaro. E a culpa é do Lula?
sim foi o Lula, mas o lula deixou o governo em 2010, lembra? mas o governo atual tinha que fiscalizar por meio do DNIT a qualidade das pontes que há em nosso país.Caso alguma estejam inadequadas para uso, deveriam ser interditadas, coisa que o bozo não fez.Aprendeu agora ou quer que eu desenhe?
Tem pontes em São Paulo com mais de 40 anos ponte João dias e nem balança essa da Amazônia construída pelo PT deve ter cido super faturada e usaram material vagabundo por isso que caiu lamentável
A diferença é que essas pontes de São Paulo são fiscalizadas e conservadas, isto é, a manutenção existe. Só isso. Claro que o problema não é a construção. Você é quem está dizendo isso, para fugir do verdadeiro assunto.
Você por acaso é engenheiro civil??? Se for, aconselho você ir lá fazer uma vistoria para dizer se realmente o material empregado foi vagabundo e, se teve super faturamento. Só lembrando que naquela época ainda não existia o “ORÇAMENTO SECRETO” e muita gente não tinha conhecimento das RACHADINHAS. E também não “PINTAVA CLIMA” com menininhas de 13, 14 15 anos. Nem tão pouco um político dava 50 tiros em direção a policiais da PF, nem lançava granadas. Aproveita também a viagem para saber se o governo atual destinou algum valor para fazer a manutenção das pontes que caíram.
Quem escreveu Matéria tinha que ir preso esses pontes velhas e o P T 14 ANOS NO PODER NÃO FEZ NA REGIÃO.
E o Bolsonaro, o que fez? Deixou as pontes do jeito que estavam, até desabarem. Quanto a ir preso, foi o que Hitler fez com os jornalistas da Alemanha.
SR. DÉBIL MENTAL GADO BOLSONARISTA.
A PONTE FOI CONSTRUIDA NO PRIMEIRO MANDATO PRESIDENCIAL DO “LULA”, PORTANTO, PASSÍVEL DE MANUTENÇÃO APÓS CERTO TEMPO DE USO, MAIS OU MENOS 15 ANOS DE USO.
ASSIM FOI COM OS IMENSOS VIADUTOS DA FERROVIA DO AÇO CONSTRUIDOS NA DÉCADA DE 60 QUE ATÉ HOJE NÃO APRESENTAM PROBLEMAS E TEEM MANUTENÇÃO PERIÓDICA A QUATRO 5 ANOS.
PROCURE LER MAIS PARA SABER SEU MANÉ.
O problema no entanto não se trata de manutenção e sim fazer bem feita, é claro que a base cedeu, se tivesse fiscalização na execução do projeto não teria acontecido.
Quer dizer que as pontes não precisam de manutenção???!!!
O que foi mal feito, acaba desabando, quando o problema é de base.
Mas não foi esse o problema. Tanto assim que as pontes demoraram bastante.
As pontes cumpriam suas funções por quase 20 anos. Acontece que o DNIT fez o Relatório há 9 meses e nada foi feito. Agora vai custar mais caro e o povão da região vai pagar dobrado pois gasta para fazer as travessias e na compra de suprmentos.
PRESO DEVERIA SER VOCÊ POR SER BURRO ATÉ TRANSBORDAR.
A MANUTENÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE DESSAS – (aposto que você vai falar sobre eu ter chamado a construção de OBRA DE ARTE. em engenharia, esse é o nome dado a construções de pontes e viadutos onde se exigem maior conhecimento técnico), voltando ao assunto – SE FAZ SEMPRE E PERIODICAMENTE UMA VISTORIA SUPER, MEGA, HIPER DETALHADA ENTRE OS 10 E 15 ANOS.
NESSE TEMPO, O “LULA”NÃO ERA MAIS PRESIDENTE, CABERIA A QUEM ESTIVESSE NO COMANDO A PRATICA DESSA OBSERVAÇÃO. OU SEJA O CANALHA BOLSONARO E SUA EQUIPE “SUPER TÉCNICA” (calma pessoal, foi só uma piada).
PRESO DEVERIA SER VOCÊ POR SER BURRO ATÉ TRANSBORDAR. A MANUTENÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE DESSAS – (aposto que você vai falar sobre eu ter chamado a construção de OBRA DE ARTE. em engenharia, esse é o nome dado a construções de pontes e viadutos onde se exigem maior conhecimento técnico), voltando ao assunto – SE FAZ SEMPRE E PERIODICAMENTE UMA VISTORIA SUPER, MEGA, HIPER DETALHADA ENTRE OS 10 E 15 ANOS. NESSE TEMPO, O “LULA”NÃO ERA MAIS PRESIDENTE, CABERIA A QUEM ESTIVESSE NO COMANDO A PRATICA DESSA OBSERVAÇÃO. OU SEJA O CANALHA BOLSONARO E SUA EQUIPE “SUPER TÉCNICA” (calma pessoal, foi só uma piada).
Concordo com vc, e como o ex presidiário falou, “”esse país, esta sendo mal governado a muito tempo”” palavras dele…e cagadas sempre iram acontecer, seja quem estiver no poder.
Quer dizer que, na sua opinião, se Jesus Cristo estiver no governo, ou se Belzebu estiver, é tudo a mesma coisa?
A ponte foi construída em 1976. a outra que também desabou esta semana ( a segunda! ) foi construída a 16 anos. portanto no governo LULA. triste usar uma tragedia para fins políticos com informação FAKE!!!
Você está fugindo da questão: quem manteve essas pontes nesse estado lastimável?
Isso é que dá colocar milicos para administrar o país!
MILICOS QUE NÃO SABEM A DIFERENÇA ENTRE “AM” E “AP”.
ALIAS NEM A DIFERENÇA ENTRE “AM” E “FM” QUANDO LIGAM O RÁDIO DO CARRO.
Essa rodovia já foi construída e inaugura em 1976, e pasmem! Em 1983 ela tinha sido toda destruída, e foi fechado ficou intransitável, tudo por falta de manutenção, e adivinhem quem era o governo.
Em 1983, o presidente era Itamar Franco. Então, o presidente Itamar Franco é que foi culpado das pontes desabarem?
Até onde eu sei Bolsonaro é burro feito uma porta por isso acho que ele não tem diploma de engenheiro civil para assinar projetos de pontes, só acho.
Não. Bolsonaro é presidente. Afinal, JK era médico e construiu Brasília. A diferença é que Brasília, até hoje, não desabou.
A ponte tem mais de 16 anos.
É verdade. Mas quem manteve ela sem fiscalização e conservação?
M3ntirosos! Essas pontes são antigas. tem mais de 16 anos.
O problema, rapaz, é quem manteve essas pontes nesse estado, até elas desabarem, sem tomar nenhuma providência.
Os governos de Lula e Dilma fizeram alguma manutenção?
As pontes caíram no governo Bolsonaro, leitor. Não foi no governo Lula, nem mesmo no governo Dilma. Não fuja do assunto e das responsabilidades.
E DAÍ !!! NÃO SOU ENGENHEIRO, MAS SEI QUE PRECISA DE MANUTENÇÃO QUE O CANALHA BOLSONARO NÃO FEZ.
PIOR AINDA SE A PONTE TEM IDADE AVANÇADA. MAIS CUIDADOS TEMOS QUE TER.
kkkk Pasquim militante de esquerda de bosta… Retrocesso é o que vcs gostam! Voltem para senzala ideológica de onde saíram jumentos…
Para a senzala? Ah, sim, você prefere a ideologia da casa-grande.
COITADA! NÃO DEVE TÁ TENDO MANUTENÇÃO IGUALMENTE A PONTE, PARA TÁ NESSE AZEDUME E NIVEL DE ESTRESSE. KKKKKKKKKKK
CARLINHA, MENINA FEIA, AI, AI, AI. ISSO NÃO SE FAZ CHAMAR OS OUTROS DE JUMENTOS. SE VOCÊ REUNIR O REBANHO DE GADO MUAR A COISA VAI FEDER, MUITO BURRO FAZENDO MERDA NO MESMO LUGAR.
QUANTO AO RETROCESSO, JÁ VIVEMOS ESSA SITUAÇÃO ATUALMENTE. BASTA VOCÊ REFLETIR SOBRE QUANTAS COISAS O CANALHA BOLSONARO DESFEZ OU DESCONSTRUIU DE GOVERNOS PASSADOS.
FOI ELE QUE DISSE QUE VEIO PARA DESCONSTRUIR O QUE O GOVERNO DO “PT” FEZ DE BOM PARA O POVO.
FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E REFLITA SOBRE O ASSUNTO.
Para vermos como a nossa sociedade é paradoxal, o Bolso foi o único candidato à presidência que se declarou bandido e mesmo assim ganhou as eleições. O Lula, apesar de ter sido julgado e preso, não tinha provas contra ele que comprovassem ser o bandido que o acusavam de ser. É um país muito estranho!
Essa ponte foi construída em 2006, quem era o presidente? Agora desaba e a culpa é do Bolsonaro
O problema é quem manteve essas pontes sem conservação. Ou você acha que as pontes são eternas e não precisam de fiscalização e conservação?
Construa sua casa e largue-a ao abandono e perceba por quanto tempo você poderá morar ali. (até ela desabar por falta de cuidados e manutenção). EM BOLSOMINION, NÃO EXISTE INTELIGÊNCIA PARA PREVER UM FUTURO INCERTO E DESABADOR.
MARCIA.
CONSTRUÇÃO EM 2006 – MANUTENÇÃO ENTRE 10 E 15 ANOS APÓS
GOVERNO – “LULA” – GOVERNO DILMA 2016 – (GOLPEADO) INICIO DO DÉCIMO ANO
GOVERNO CANALHA BOLSONARO – 2021 INICIO DO DÉCIMO QUINTO ANO
QUEM MESMO ESTARIA ENVOLVIDO NA MANUTENÇÃO DA OBRA ?????
RESPONDE AI MARCINHA LINDA DO BOLSONARO.
Desculpe, estas pontes não foram construídas no atual governo, são antigas. Divulgando notícias duvidosas faz o veículo de comunicação perder sua credibilidade.
Sim, foram construídas antes, mas mantidas sem conservação pelo atual governo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
construa sua casa e deixe-a sem manutenção por 15 anos.
depois, analise a situação de seus filhos morando nela.
ah ! mas a casa não foi construida no tempo dos filhos! SIM, MAS A FALTA DE MANUTENÇÃO VAI FAZER A CASA DESABAR E PODE MATAR OS SEUS FILHOS.
POR QUE, ENTÃO, OS FILHOS NÃO FIZERAM MANUTENÇÃO E CULPAM O PAI.
SORTE A SUA SER, APENAS, UM FICÇÃO.
Bolsonaro não tem culpa disso ocorrer, não tem diploma de engenheiro civil muito menos poderes para controlar a natureza.
Não. É só presidente da República.
PELO AMOR DE DEUS. – ELE NÃO TEM COMPETÊNCIA DE ENGENHARIA, MAS, COMPETE A ELE, CHEFE DO GOVERNO, ORDENAR OS SEU MINISTRO DA ÁREA QUE FAÇA MANUTENÇÃO.
O BABACA SE GABA TANTO DE ESTAR ASFALTANDO RODOVIAS QUE ESBURACAM LOGO APÓS A FOTO E O TCU MOSTRANDO MAIS UMA CORRUPÇÃO DO GOVERNO. POR QUE NÃO APROVEITOU PARA ROUBAR MAIS UM POUQUINHO NA MANUTENÇÃO DAS PONTES FEDERAIS ????
A manutenção da ponte deveria ter sido feita logo após ser construída, nos últimos 4 anos A ponte não iria se degradar de tal forma que seria possível seu colapso, ou seja, seu ponto mais alarmante estava entre os 6 e 10 anos de construção, nesse prazo o governo era petista que estava no poder, estamos diante de um conjunto de erros que se arrastam por todo país independente de governo, esse veículo de impressa não possui ética e nem capacidade pra escrever sequer uma matéria, mas fico imaginando se com toda tecnologia que possuímos algum ser humano ainda acredita nessas escritas de artigos manipuladores com a ideologia comunista, pensem pessoal e revejam seus candidatos porque com toda essa história o que vocês esperam em um eventual governo
Logo, segundo a sua lógica, a gente deve votar no Bolsonaro porque a ponte caiu. Realmente, o desabamento foi uma das grandes obras do governo dele. Construir que é bom… Mas destruir o que os outros construíram, nisso ele é mestre. Ah, sim, mas isso é coisa dos comunistas… Entretanto, as pontes caíram.
LEMBRANDO QUE O CANALHA BOLSONARO GRITOU, AOS SETE CANTOS DO MUNDO, QUE VIRIA PARA DESCONSTRUIR O QUE O GOVERNO DO “LULA”, DILMA OU DO “PT” FIZERAM DE BOM PARA O POVO.
JOSÉ CARLOS. – AS VISTORIAS BÁSICAS DA “GARANTIA DA OBRA” NOS CASOS DE “OBRAS DE ARTE”, ESTENDEM-SE ENTRE 10 E 15 ANOS.APÓS ESSE PRAZO, A NECESSIDADE É DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA, PREVENTIVA E DE OCASIÃO.
PORTANTO, FORA DOS GOVERNOS DO “PT”.
Fiz a mesma coisa ao invés de me deixar emprenhar pelos ouvidos, graças Deus temos o Google e o Wikipédia.
Garantimos a você que não foi Deus que fundou o Google nem a Wikipédia. Nem é proprietário deles. Nem era o responsável pela fiscalização, manutenção e conservação das pontes que desabaram. Ou você está propondo que essas funções sejam delegadas a Deus?
gotaria de saber porque não houveram notificações por parte de deputados, vereadores, prefeitos e governadores, pois tá onde sei eles que deveria ser culpados por isso!
Os “deputados, vereadores, prefeitos e governadores” é que deveriam fiscalizar as pontes? E o governo federal, que era (e é) o responsável pelas pontes federais? Faz o quê? Haja ginástica para inocentar o Bolsonaro!
HORA DO POVO JONAL DO LULA , SÓ FAKE NEWS , #PTNUNCAMAIS #LULADRÃO
ponte foi construída há 16 anos no governo do pt
https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/e-enganoso-que-ponte-de-concreto-no-mt-seja-obra-do-governo-bolsonaro/
Leia direito a matéria. E, aproveite, leia esta outra: https://horadopovo.com.br/errata-bolsonaro-nao-construiu-ponte-nenhuma-faltou-mesmo-foi-manutencao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-319
Leia, rapaz: https://horadopovo.com.br/errata-bolsonaro-nao-construiu-ponte-nenhuma-faltou-mesmo-foi-manutencao/
Bem profissional esse jornal que primeiro pública, depois vai atrás da verdade!, E o prejuízo a imagem?, Vcs nada mais são que militantes de esquerda,que estão sedentos pra mamar de novo no governo!
Não, leitor. Nós somos pela verdade. E quando cometemos um erro, reconhecemos publicamente e corrigimos. Foi o que fizemos. Sabemos que nem todo mundo é assim. Principalmente quem vive na mentira – esses, não reconhecem jamais a verdade. Quanto a mamar, não projete em nós as vossas tendências, que deveriam ser uma questão de foro íntimo.