
Duas potências sul-americanas, Brasil e Uruguai, enfrentam seis seleções europeias nas quartas de final da Copa da Rússia. França, Inglaterra, Suécia, Rússia, Bélgica e Croácia vão defender o continente europeu no duelo de duas escolas de futebol mundial. Somados os sul-americanos já levantaram a taça sete vezes contra apenas duas dos europeus.
O Brasil está a caminho do hexa e o Uruguai busca o tri. Do lado europeu, a França ganhou em 98, derrotando o Brasil na final e a Inglaterra sagrou-se campeã quando sediou a Copa do Mundo de 1966. As mais competitivas seleções europeias, como a Alemanha, a Espanha, Portugal, Itália, Holanda estão fora. As duas últimas nem se classificaram para disputar a competição.
O Uruguai enfrenta a França na sexta-feira às 11 horas. O Brasil enfrenta a Bélgica também na sexta-feira às 15 horas. No sábado terminam as quartas de final com a Suécia enfrentando a Inglaterra às 11 horas e a Rússia enfrentando a Croácia ás 15 horas.
Nesta terça-feira, a Suécia eliminou a Suíça por 1×0 e a Inglaterra mandou a Colômbia para casa nos pênaltis. A Colômbia conseguiu empatar no finalzinho dos acréscimos em 1×1 e levou o jogo para as penalidades. Foi emoção até o último minuto. Mas, a frieza dos ingleses prevaleceu, além da eficiência de seu goleiro. O jogo terminou 4×3 para a Inglaterra.