Doria: “alta dos combustíveis não é culpa do ICMS; é da incompetência do governo federal”

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Foto: Wilson Dias - Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a alta dos preços dos combustíveis é de responsabilidade do governo federal e não do ICMS dos Estados.

“A trágica administração econômica e política do governo federal gera desconfiança e instabilidade, colocando o dólar em alta permanente. A inflação voltou, o dólar disparou e o preço dos alimentos assustou. Não é culpa do ICMS. É culpa da incompetência do governo federal, que fala muito e faz pouco”, rebateu o governador.

Pelas redes sociais, Doria disse que “estão fazendo análise simplória e tentando criar solução populista para resolver o problema do preço dos combustíveis. A culpa da alta de preços não é do ICMS dos Estados. O ICMS de SP permanece inalterado há décadas e o preço dos combustíveis continua subindo”.

A Câmara dos Deputados discute um projeto para estabelecer um valor fixo para o ICMS nos Estados, estimulado pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). Lira disse que o ICMS é “um primo malvado” no valor dos combustíveis.

Ele pretende que Estados e municípios arquem com o ônus da política irresponsável do Planalto e da Petrobrás de atrelar os preços internos dos combustíveis e do gás de cozinha ao dólar e ao preço internacional do barril de petróleo.

Lira quer que os Estados calculem o ICMS, que é uma porcentagem fixa sobre os preços dos combustíveis cobrados na refinaria, com base numa média de preços dos últimos dois anos, e não dos últimos quinze dias, como é feito atualmente.

Relacionada:

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/lira-defende-que-estados-e-municipios-financiem-alta-dos-combustiveis/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *