Embaixador Yang Wanming celebra amizade Brasil-China ao saudar Ano Novo Lunar

“O ano de 2020 também testemunhou a união e a solidariedade entre a China e o Brasil, afirmou Yang Wanming, embaixador da China em Brasília

“Caros compatriotas, estimados amigos brasileiros, internautas que estão conosco nas redes sociais. Sejam bem-vindos a este evento especial online para celebrar o Ano do Boi de Metal”, afirmou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, ao abrir o vídeo alusivo à passagem do Ano Novo Lunar, cuja data, este ano, é 12 de fevereiro.

O embaixador destacou que “o Ano Novo Lunar é a festividade tradicional mais importante para os chineses”.

“É o momento de reunir a família, visitar parentes e amigos e desejar a todos boa sorte”, prosseguiu Wanming.

“O combate global à Covid-19 torna esta data bem diferente”, declara e acrescenta: “Aproveito para saudar os que trabalham na linha de frente, expressar gratidão aos que se engajaram na cooperação China-Brasil no combate à pandemia, e desejar um feliz Ano-Novo Lunar aos meus compatriotas no Brasil e na China!”, enfatizou.

Segue o restante do pronunciamento do embaixador:

“2020 foi um ano extremamente incomum. Diante de desafios complexos e árduos, o Partido Comunista da China, que tem como núcleo o camarada Xi Jinping, liderou o povo chinês no enfrentamento à pandemia de forma unida, priorizando sempre o povo e a vida.

“Fomos o primeiro país a conseguir conter a propagação do vírus dentro de suas fronteiras, o primeiro a promover cooperação internacional para combater a pandemia e o primeiro a retomar as atividades econômicas.

“Concluímos, como previsto, a meta de erradicar a pobreza absoluta e alcançamos marcos históricos rumo à consolidação de uma sociedade moderadamente próspera em todos os sentidos.

“O ano de 2020 também testemunhou a união e a solidariedade entre a China e o Brasil.

“Os chefes de Estado dos dois países mantiveram o diálogo por telefone e correspondências e definiram a direção do desenvolvimento das relações bilaterais no período pós-pandemia.

“Diferentes setores das duas sociedades estão recorrendo a todos os meios para combater juntos a pandemia, demonstrando amizade e companheirismo.

“O comércio bilateral venceu a adversidade e manteve a tendência de crescimento.

“A China é o maior parceiro do Brasil há 12 anos consecutivos e mantém um investimento crescente no país.

“Avanços positivos foram alcançados na cooperação em setores como agricultura, energia e infraestrutura.

“A prosperidade da China e as conquistas nas relações sino-brasileiras não seriam possíveis sem a participação ativa da comunidade chinesa no Brasil.

“A tenacidade daqueles que permanecem em seus postos, a compaixão que vence a distância geográfica e a solidariedade que transparece nos diversos gestos, retratam o perfil das chinesas e chineses na nova era.

“São todos heróis que imprimem grandiosidade no seu quotidiano e que merecem a nossa homenagem!

“O ano 2021 inaugura uma nova época. Ao comemorar o centenário do Partido Comunista da China, o país começará a trilhar uma nova trajetória rumo ao Estado socialista amplamente modernizado.

“Uma China cada vez mais próspera e aberta oferecerá um sólido respaldo aos chineses no exterior e criará maiores oportunidades para o Brasil e os demais países.

“Caros amigos, a jornada é longa e será vencida com empenho.

“Na cultura chinesa, o Boi simboliza diligência, trabalho com o pé no chão e empreendedorismo.

“Com arrojo e determinação, vamos trabalhar, neste novo ano, com toda a sociedade brasileira para levar adiante o relacionamento bilateral.

“Desejo prosperidade e paz para a nossa Pátria!

“A todos os meus compatriotas deixo meus votos de muita saúde, harmonia e felicidade! Obrigado!”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *