A Embraer anunciou, na sexta-feira (13), que realizou o seu 1º voo com avião totalmente elétrico como parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologia mais sustentável na indústria aeronáutica.
O voo-teste do EMB-203 Ipanema ocorreu na unidade em Gavião Peixoto, interior de São Paulo e, de acordo com a Embraer, o projeto é resultado da cooperação tecnológica com duas empresas brasileiras voltadas a soluções de mobilidade elétrica, a WEG e EDP.
“A parceria aumentou o conhecimento das tecnologias necessárias para incrementar a eficiência energética de uma aeronave e dos dispositivos elétricos que devem ser integrados em um sistema de propulsão inovador”, afirma a empresa.
“O primeiro voo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem do nosso primeiro avião elétrico de zero emissões simboliza também a relevante contribuição das nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor”, disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer.
“Na Embraer, reconhecemos a urgência da crise climática e estamos totalmente comprometidos com um futuro mais sustentável. Estamos intensificando nossos esforços para minimizar nossa pegada de carbono ao permanecermos dedicados a soluções inovadoras que tenham um impacto mais amplo para nossos clientes, comunidades locais e nossas aeronaves”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, ao anunciar as novas metas de ESG (sigla em inglês para desempenho ambiental, social e de governança), incluindo o compromisso com operações neutras em carbono até 2040, e aviação zero carbono até 2050.
Para isso, informa a empresa, irá desenvolver “uma ampla gama de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis disruptivas, como eletrificação, híbrida, Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) e outras energias inovadoras alternativas”.
A empresa informa também que irá “compensar quaisquer emissões residuais que não possam ser reduzidas por meio de projetos de eficiência, energias alternativas disponíveis ou tecnologias avançadas”.