O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes
Faleceu, no início da tarde desta quarta-feira (11), aos 59 anos de idade, Augusto César Buonicore, historiador, pesquisador, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e membro da diretoria da Fundação Maurício Grabois.
Após um longo tratamento de um linfoma no intestino, na cidade de Campinas, São Paulo, não resistiu ao tratamento.
Depois de passar pelo procedimento de quimioterapia, Augusto Buonicore se internou para fazer autotransplante de medula. Um infecção na fase de baixa imunidade levou ao agravamento do seu estado geral de saúde e ao falecimento.
Militante do PCdoB desde o final dos anos 1970, Augusto Buonicore era historiador formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde atuou no movimento sindical. Sempre dedicado ao estudo da história e da teoria marxistas, foi também um respeitado formulador de ideias.
Augusto Buonicore deixa esposa, Sônia Ferreira, e a filha, Clara. As fileiras do marxismo, que muito se enriqueceu no Brasil com a sua produção, fica desfalcada de um dos seus importantes integrantes. O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes.
Até sempre, Augusto Buonicore!
________
Algumas de suas obras:
Reproduzido do Vermelho