O general Marcos Antônio Amaro dos Santos, chefe do Comando Militar do Sudeste, foi nomeado para o comando do Estado-Maior do Exército. O último a ocupar o cargo foi Braga Netto, que assumiu a chefia da Casa Civil de Bolsonaro.
As mudanças nos quadros das Forças Armadas podem acontecer até três vezes ao ano para permitir que os generais do Alto Comando que já cumpriram seu tempo estipulado passem à reserva.
Marcos Antônio Amaro foi chefe da Casa Militar (atual Gabinete de Segurança Institucional – GSI) a partir de 2 de outubro de 2015 até 12 de maio de 2016. Ele assumirá o novo cargo no Exército no dia 31 de março. O Comando Militar do Sudeste passou para o general Eduardo Antonio Fernandes.
Segundo o Comando Militar do Sudeste, dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com as quais Marcos Amaro foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar (Grã-Cruz), a Ordem do Mérito da Defesa, a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Medalha da Ordem de Rio Branco, a Ordem do Mérito Judiciário Militar (todas no grau Comendador), a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Ordem Nacional da Legião de Honra (França), a Ordem ao Mérito do Exército (Venezuela), a Medalha Militar para Méritos Especiais (Suriname), a Medalha Francisco José de Caldas – Aplicação (Colômbia), além da Medalha Marechal Hermes, de prata dourada, com três coroas, por ter sido o primeiro colocado nos três principais cursos da carreira militar do Exército (AMAN-EsAO-ECEME).
O ato de Bolsonaro, que também é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ainda substitui o chefe do Comando Militar do Oeste, Lourival Carvalho Silva, pelo general Fernando José Sant’ana Soares e Silva.
O comando da região sul passa para o general Valério Stumpf Trindade.
O Estado-Maior é responsável por preparo, planejamento estratégico e orientação do emprego da força terrestre do Exército, ocupando o segundo lugar na hierarquia da instituição.
Veja aqui esta e outras mudanças na cúpula do Exército e da Aeronáutica no Diário Oficial