Governo Zema chama Inconfidentes de golpistas e Tiradentes de criminoso nas redes sociais

Publicação gerou revolta nas redes sociais

No feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, data que relembra um dos líderes mais influentes da Inconfidência Mineira, o Governo de Minas Gerais descreveu o movimento histórico de luta por liberdade como um golpe e ressaltou que os “inconfidentes não confessaram seus crimes”. A informação foi divulgada nas redes sociais.

“A data de hoje recorda a luta dos Inconfidentes mineiros pela liberdade do Brasil e dos brasileiros. Temendo as consequências do golpe à Coroa Portuguesa, os inconfidentes não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Joaquim José da Silva Xavier, que tornou-se o Mártir Tiradentes ao receber a pena mais dura, em 21 de abril de 1792”, diz a legenda do post no Instagram.

Publicada na sexta-feira (21), a postagem afirma que o único a assumir o erro foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que recebeu a pena mais dura pela transgressão.

A publicação foi criticada e lideranças questionam o posicionamento do governo.

A deputada estadual Lohanna França (PV) comentou a postagem e marcou o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), no post. “Você está chamando Tiradentes e os Inconfidentes de golpistas e criminosos? É isso mesmo?”, indagou.

EDIÇÃO

Após a repercussão negativa da publicação, o Governo de Minas editou o post polêmico em seu perfil no Instagram. A palavra “crimes” foi trocada por “atos”. No entanto, o termo “golpe” foi mantido.

Internautas repudiaram a publicação do governo mineiro e relembraram a importância da Inconfidência Mineira para o processo de libertação do Brasil:

https://twitter.com/euMarinaMamede/status/1649913720770895872?s=20

Compartilhe

Respostas de 2

  1. Um insulto à mineiridade libertária que caracteriza as terras mineiras e da qual muito nos orgulhamos. Um movimento emancipatório que visava nos libertar da Coroa Portuguesa. Golpistas são os dois agraciados com uma condecoração como essa: Michel Temer e o senador Sérgio Moro. Uma provocação e ofensa ao povo mineiro.

  2. Zema, vai estudar ,vc é analfabeto ou burro,chamar Tiradentes de criminoso, vc é que é um criminoso, safado ,e Apoiador de Fascista,minas não merece um governador tão Medíocre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *