Lula e Bolsonaro são os campeões de rejeição
De acordo com a recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na segunda-feira (20), quatro em cada dez eleitores de Lula não votam em Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, “de jeito nenhum”.
A pesquisa sobre as intenções de voto para presidente mostrou Lula com 37%, embora ele não possa concorrer por ser inelegível conforme a Lei Ficha Limpa. Lula está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, cumprindo pena de 12 anos e um mês determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Dos que dizem que votariam em Lula, 39% rejeitam votar em Haddad. 13% afirmam que “com certeza” votariam no ex-prefeito, e outros 14% dizem que poderiam votar.
Lula é um dos mais rejeitados segundo a pesquisa. Jair Bolsonaro (PSL) lidera a rejeição com 37% e em segundo vem Lula com 30%. Geraldo Alckmin (PSDB) é o terceiro mais rejeitado com 25%.
A pesquisa Ibope tem dois cenários: com e sem Lula. Com Lula, Bolsonaro vem em segundo com 18%, Marina (Rede) em terceiro, com 6%. Ciro Gomes (PDT) vem logo em seguida com 5%, Geraldo Alckmin tem 5%. Sem Lula, Bolsonaro lidera com 20%, Marina vem em segundo, com 12%, Ciro tem 9%, Alckmin 7%, Haddad, 4%.