Inácio Arruda volta à Câmara para centrar “na defesa da soberania nacional e na luta dos trabalhadores”

Inácio Arruda, deputado federal (PCdoB-CE) Foto; reprodução

Posse foi nesta terça-feira (14) em sessão presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

O ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) tomou posse nesta terça-feira (14) no mandato de deputado federal. Em sessão presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Arruda destacou que sua presença no parlamento “reforça a bancada dos verdadeiros patriotas, que não aceitam ingerência estrangeira no Brasil”.

“O nosso mandato vai ser marcado pela defesa da nossa soberania. Quem quiser bater continência para outra bandeira que saia daqui, a nossa bandeira é aquela que está ali, é a bandeira verde-amarela, a bandeira brasileira dos verdadeiros patriotas da nossa nação”, disse o deputado. Ele reforçou que seu mandato também será colocado a disposição da classe trabalhadora. “É para isso que estamos aqui, para defender a classe trabalhadora. Por isso vamos defender o fim da escala 6×1”, destacou.

“Já chega o povo que trabalha imensamente neste país. É hora de equilibrar sua jornada, tem robô, tem tecnologia, tem ciência, não é mais cabível matar o povo de trabalhar, é hora de garantir uma jornada justa”, acrescentou.

Arruda foi autor em 1995, de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para reduzir de 44 para 40 horas a jornada semanal de trabalho, o parlamentar avalia o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho com apenas um de folga) como fundamental para melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

“Na retomada deste mandato na bancada do PCdoB é evidente que temos de focar nos grandes problemas do povo brasileiro. Portanto, você tem um grave problema no mundo do trabalho e um embate enorme em torno da redução da jornada com a proposta do fim da escala 6×1”, observou o deputado, em entrevista ao Portal Vermelho.

Arruda disse que no trajeto dessa luta em favor dos trabalhadores há obrigação de cada parlamentar da bancada do PCdoB defender os direitos da população do seu estado, no caso dele o Ceará.

Ele afirmou também que essa é uma tarefa que passa pela defesa de um projeto nacional de desenvolvimento. “Não há como defender direitos dos pequenos produtores, dos assentados, do povo da periferia, das mulheres que lutam todos os dias, da segurança pública, sem entendermos o papel de se ter um projeto nacional de desenvolvimento”, defendeu.

“Isso tem de ser nossa marca e responsabilidade. Acho que vamos ter de debater bastante esse tema, pois mexe com várias áreas como a soberania, comunicação, neste caso o papel das big techs e a pressão contra o país, a saúde púbica, nós somos importadores de insumos fundamentais para produção de medicamentos, e mexe com a área de segurança do espaço”, disse.

Na avaliação do parlamentar, não existem atividades importantes e significativas do país que não estejam afetadas pela questão da soberania e de um projeto de desenvolvimento nacional. Inácio assume o cargo na condição de primeiro suplente da Federação PT-PCdoB-PV no Ceará. O titular era o deputado federal José Guimarães (PT), que foi para a pasta do Ministério de Relações Institucionais.

Sempre pelo PCdoB, ele exerceu três mandatos de deputado federal consecutivos, de 1995 a 2007; um mandato de deputado estadual (1991-1994) e parte de um mandato de vereador de Fortaleza (1989-1990). Foi senador de 2007 a 2015. Também comandou a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *