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Pandemia, inflação nas alturas e queda de renda dos trabalhadores foram os elementos que fizeram as lojas da rede de supermercados Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, ficarem praticamente vazias mesmo com o início da campanha que promete preços mais baixos, nesta quinta-feira (21). Um fenômeno contrário ao de anos anteriores quando as lojas ficavam lotadas ao estilo “black Friday”.
A campanha de aniversário dos supermercados Guanabara costumava atrair milhares de consumidores que formavam filas de madrugada à porta das lojas da rede para garantir a compra de produtos com descontos. Em 2020, devido a pandemia, a rede cancelou a campanha.
Neste ano, de acordo com a administração da rede, houve uma mudança na estratégia de divulgação da campanha, justamente para evitar as tradicionais aglomerações, que costumavam viralizar em vídeos nas redes sociais. No entanto, o que se viu foram os clientes que compareceram ao mercado relatando que estão com menos dinheiro para encher a despensa.
O aumento nos preços dos alimentos, que acumulou alta de 14,66% até setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pode ser um dos grandes motivos para o não comparecimento dos consumidores, mesmo com promoções. Entre as maiores altas ficaram o açúcar (44%), o óleo de soja (32%) e a carne (25%). A inflação do mês foi de 1,16%, já nos últimos 12, a alta foi de 10,25%, os maiores índices desde 1994.