Trezentos e oitenta (380) líderes religiosos protocolaram na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro por sua omissão durante a pandemia do coronavírus.
Assinaram o pedido bispos, pastores, padres e frades de igrejas católicas, anglicanas, luteranas, presbiterianas, batistas e metodistas e lideranças de 17 movimentos cristãos.
No pedido, os religiosos afirmam que Jair Bolsonaro “deixou de fazer o que estava obrigado como presidente” e que sua negligência e omissão “levaram e seguem levando a população brasileira à morte e geraram danos irreparáveis”.
“Bolsonaro atuou contra recomendações de autoridades sanitárias, desrespeitou regras de obrigatoriedade de uso de máscaras, promoveu e estimulou aglomerações, colocou em dúvida a eficácia e promoveu obstáculos à aquisição de vacinas, fez campanha pelo uso de medicamentos e tratamentos não corroborados pela comunidade científica, o que resultou, entre outras consequências, na pressão do Ministério da Saúde para uso dos medicamentos sem eficácia comprovada em Manaus ao mesmo tempo em que se esgotava o estoque de oxigênio na cidade”, diz o documento.
Segundo a pastora Romi Bencke, representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, “a motivação principal deste pedido está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir e conter os impactos da pandemia de Covid-19”.
“O sufoco de Manaus é o sufoco do país inteiro, que neste momento tem população abandonada porque temos um governo que nega o direito à vida”, continuou.
Os líderes religiosos consideram que Jair Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade por não ter feito nada para frear o coronavírus no país.
Assinam o pedido de impeachment:
Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (Anneb)
Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep)
Coletivo Abrigo: Pastoral de educação e assistência social de Porto Alegre – RS
Coletivo Empatia Clarifranciscana
Coletivo Juventudes, Fé, Ciência.
Coletivo de Mulheres das Organizações Religiosas do Distrito Federal (Comordf)
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)
Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
Cristãos Contra o Fascismo
Instituto Catarinense de Juventude (ICJ)
Juventude Franciscana do Brasil (Jufra)
Liberta – Movimento de Igrejas Libertárias
Movimento Fé e Política RS
Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (Mosmeb)
Movimento Social Religioso do Distrito Federal
Mulheres Contra Bolsonaro
Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)