O presidente Lula e o PT enviaram cartas para o presidente reeleito da Rússia, Vladimir Putin, e o Partido Rússia Unida parabenizando-os pela vitória nas eleições e apoiando o trabalho conjunto por “um mundo mais justo, multilateral e plural”.
Putin foi reeleito no domingo (17), com 87% dos votos.
O conteúdo da carta enviada por Lula para Putin não foi divulgado.
O secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, publicou o documento, por ele assinado, enviado ao Partido Rússia Unida.
O PT parabenizou o líder russo pelo “resultado expressivo que garantiu a vitória do Presidente Putin com mais de 87% dos votos”.
“Renovamos nosso compromisso em fortalecer nossos laços de parceria e amizade, trabalhando juntos rumo a um mundo mais justo, multilateral e plural”.
“Enviamos nossas calorosas saudações à Rússia e seu povo neste momento importante e especial para o país”, completou a carta.
Romênio chamou a vitória de Putin de “feito histórico” e disse que a conquista do novo mandato “ressalta a importância do voto voluntário na Rússia”.
Quando da eleição de Lula, em 2022, Vladmir Putin também o parabenizou pela vitória e defendeu “o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”.