62 mil pessoas já assinaram manifesto contra parecer antivacina do governo, em 24 horas

Foto: Prefeitura de Aparecida

Um abaixo assinado online, em repúdio à nota técnica do Ministério da Saúde a favor da hidroxicloroquina e contra as vacinas contra a Covid-19 já conta com mais de 62 mil assinaturas, em um pouco mais de 24 horas, quando foi lançado. 

O texto foi criado por um grupo de docentes da Faculdade de Medicina da USP e de outras instituições, profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros, e repudia a Nota Técnica 2/2022 da área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, a qual os criadores do abaixo-assinado chamam de “uma vasta lista de estultices” e um “exemplo primoroso de desinformação em saúde”.

“É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso país. Causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância”, diz o abaixo-assinado.

Para os profissionais da saúde e pesquisadores autores da nota, “o comportamento do Ministério da Saúde transgride não somente os princípios da boa ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde”.

A nota pede que o Ministério da Saúde endosse recomendação da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), formada por especialistas, para rejeitar o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença.

A conclusão do Conitec foi rejeitada por nota técnica da Saúde divulgada na sexta (21), assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Helio Angotti, uma liderança da ala do governo defensora das bandeiras negacionistas de Jair Bolsonaro.

Veja a nota e o abaixo-assinado na íntegra:

https://www.change.org/p/minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-do-brasil-rep%C3%BAdio-%C3%A0-nota-t%C3%A9cnica-2-2022-sctie-ms

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *