As mentiras contadas por Jair Bolsonaro na entrevista ao Jornal Nacional foram rejeitadas por 89,25% do público “não militante” nas redes sociais, enquanto foram apoiadas por apenas 10,75%, aponta pesquisa.
Jair Bolsonaro mentiu sobre as ações de seu governo no combate à pandemia, sobre a situação econômica do país, sobre a corrupção de seus indicados e sobre as urnas eletrônicas.
A pesquisa separou o público entre “militante” e “não militante”, que não apoia. No segundo grupo, cujos votos ainda estão em disputa, Bolsonaro foi rechaçado por quase 90%. No primeiro, ainda que menos importante, a sabatina também teve a rejeição da maioria dos usuários, visto que foi aprovada por apenas 42,5%.
O professor da USP Heron do Carmo, consultor da .MAP, disse que Jair Bolsonaro “não conseguiu atingir quem ele mais precisa, que é o público não engajado politicamente, os ‘nem nem’”.
O .MAP é um instituto que faz mapeamentos e análises de popularidade e repercussão nas redes sociais, desde 2014.
Foram analisadas 1,4 milhão de publicações feitas no Twitter e no Facebook desde o dia 16 de agosto. A entrevista foi discutida por 46,6% das postagens.
As eleições e o debate sobre política são o tema de 73% das postagens feitas por todos os públicos.
O instituto .MAP identificou que as eleições estão sendo o tema político mais debatido nas últimas semanas, seguido pela posse do ministro Alexandre de Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o caso em que Bolsonaro tentou pegar o celular de um rapaz que o chamou de “tchutchuca do centrão”.
As análises do instituto ainda apontam que Lula é o preferido de 76% do público “não militante” nas redes sociais.