Os Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos, de Botucatu e de Araraquara estão organizando para esta terça-feira, 15, as 16h, uma manifestação estadual contra a venda da Embraer para a norte-americana Boeing.
O protesto cobra um posicionamento do poder público em relação à possível compra. Segundo o sindicato de São José, foram enviadas “cartas à Prefeitura e ao governo do Estado pedindo reuniões para discutir o tema, mas não obteve qualquer resposta. Na Câmara Municipal, os vereadores também se recusaram a realizar uma audiência pública para debater o tema com a sociedade”.
Para o vice-presidente do Sindimetal de São José, Herbert Carlos, “a empresa tem papel fundamental na economia do país e o poder público não pode simplesmente ficar calado diante da possibilidade da Embraer deixar o Brasil”,
A Embraer é, atualmente, uma potência na indústria aeronáutica e está entre as maiores do mundo. As entidades afirmam que a compra da Embraer pela a Boeing, levará a companhia brasileira a ser reduzida a uma mera fabricante de componentes aeronáuticos, o que necessariamente reduziria a sua importância, destacando ainda que a privatização gera desemprego e sucateamento.