
Na tarde desta segunda-feira (16), o Ministério da Saúde atualizou o balanço dos casos de coronavírus para 234 confirmados no Brasil. Ainda segundo o órgão, são 2.064 casos suspeitos da doença em todo o território.
Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. O maior número de casos está registrado em São Paulo, com 152 casos e Rio de Janeiro, com 31. Os dois estados anunciaram medidas para restringir a circulação de pessoas, como fechamento de museus, bibliotecas, cinemas e teatros e a proibição de eventos com concentração de grande público.
O Ministério da Saúde informou que locais com transmissão comunitária da doença, como São Paulo e Rio, devem reduzir a “busca ativa” por casos de novo coronavírus, ou seja, irão priorizar testes para a doença em pacientes graves.
A medida marca a entrada destes locais na fase de “mitigação da doença”, quando a prioridade é salvar vidas em vez de segurar a entrada da doença no País, pois o vírus já circula ativamente. O governo reconhece que os dados de casos confirmados devem ficar defasados nesta etapa, mas afirma que a medida é mais racional.