Mourão recomenda “baixar o tom” e diz que eleições de 22 “serão realizadas”

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que as eleições presidenciais de 2022 “serão realizadas” mesmo sem aprovação do projeto de voto impresso defendido por Jair Bolsonaro.

A declaração de Mourão, dada à CNN, se contrapõe à de Jair Bolsonaro, que ameaçou as eleições e fez acusações contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem apresentar qualquer prova.

“A fraude está no TSE, para não ter dúvida. Isso foi feito em 2014”, disse Bolsonaro. Ele falou ainda que “corremos o risco de não termos eleições ano que vem” caso não tenhamos voto impresso.

O general Mourão disse que Bolsonaro precisa se sentar com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional para “baixar o tom”.

“Acho que é bom que sentem e conversem, baixem a bola e baixem o tom que é o melhor para nação como um todo. Temos aí essa pandemia sendo enfrentada. Os índices [da Covid] estão caindo graças à vacinação. Vamos melhorar e para melhorar é preciso que todo mundo se entenda”, disse.

O presidente do STF, Luiz Fux, se reuniu com Bolsonaro para discutir o caso e afirmou que está articulando uma reunião que também inclua o presidente do Congresso.

O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, respondeu aos ataques de Bolsonaro dizendo que “cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *