
Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, cidadão da URSS, comunista, discípulo de Lenin e Stalin, conquistou o espaço. Na véspera do voo histórico, ele visitou o Mausoléu de Lenin na Praça Vermelha
O presidente do Partido Comunista da Federação Russa, Zyuganov Gennady Andreevich, saudou neste sábado (12) os trabalhadores russos pelo Dia da Cosmonáutica, em homenagem à conquista do espaço pela ciência soviética em1961. Zyuganov disse que este é “um feriado alegre que enche nossos corações de orgulho pelas conquistas da Pátria Soviética”.
“A União Soviética foi a primeira a lançar um satélite artificial da Terra. Daí, em 12 de abril de 1961, o primeiro homem venceu a gravidade da Terra. Era Yuri Gagarin, cidadão da URSS, comunista, discípulo de Lenin e Stalin”, destacou o dirigente comunista.
“Essas realizações não foram acidentais. Somente o socialismo colocou o progresso científico a serviço dos trabalhadores. Após a Grande Revolução de Outubro de 1917, nosso país deu passos tremendos e se tornou um líder mundial”, destacou Zyuganov.
Veja o pronunciamento do presidente do PCFR na íntegra
Camaradas e amigos
Em 12 de abril, celebramos o Dia da Cosmonáutica, um feriado alegre que enche nossos corações de orgulho pelas conquistas da Pátria Soviética.
A história da URSS é um símbolo de progresso geral. Cientistas, engenheiros e designers soviéticos surpreenderam o mundo inteiro. Quebra-gelos movidos a energia nuclear cortam o gelo do Ártico. No meio das florestas da Sibéria, cresceram as usinas hidrelétricas mais poderosas. As descobertas e invenções de Tupolev, Kurchatov, Keldysh, Kapitsa ajudaram o país a resistir à Grande Guerra Patriótica e criar um escudo de mísseis nucleares do estado.
Essas realizações não foram acidentais. Somente o socialismo colocou o progresso científico a serviço dos trabalhadores. Após a Grande Revolução de Outubro de 1917, nosso país deu passos tremendos e se tornou um líder mundial.
Durante os anos mais difíceis da Guerra Civil, dezenas de institutos e centros científicos foram criados na Rússia Soviética. Entre eles estão o Instituto Estadual de Química Aplicada, o Instituto de Pesquisa Física e Química de Sólidos, o Instituto Astronômico e Geodésico Russo, o Instituto Estadual de Computação e muitos outros.
O novo governo atribuiu grande importância ao desenvolvimento da ciência do ar. Já em 1918, com a participação de Nikolai Zhukovsky, foi criado o Instituto Central de Aerohidrodinâmica. No mesmo ano, foi realizado o Congresso de Aviação de Toda a Rússia. Em 1920, a Academia da Frota Aérea foi formada.
O governo soviético não se limitou ao “céu próximo”. Ela se esforçou para conquistar o espaço. Somente após a vitória da Revolução de Outubro, Konstantin Tsiolkovsky foi capaz de implementar muitas de suas idéias. Por ordem de Lenin, o cientista recebeu uma pensão pessoal vitalícia.
Os sonhos de V.I. Lenin e seus associados se tornaram realidade. A União Soviética foi a primeira a lançar um satélite artificial da Terra. Daí, em 12 de abril de 1961, o primeiro homem venceu a gravidade da Terra. Era Yuri Gagarin, cidadão da URSS, comunista, discípulo de Lenin e Stalin. Na véspera do voo histórico, ele visitou o Mausoléu de Lenin na Praça Vermelha.
Não devemos esquecer esse parentesco. O avanço para o espaço foi uma vitória para a ciência soviética. Como a vitória de 1945, não teria acontecido sem o Grande Outubro, sem Lenin e Stalin. Portanto, hoje, quando o Mausoléu é vergonhosamente coberto para o Dia da Vitória, e os provocadores exigem a remoção do corpo de Lenin, eles mostram rara ignorância.
Hoje, os sucessos da Rússia no espaço são muito mais modestos. Portanto, o Dia da Cosmonáutica é também um dia de luta pelo caminho socialista do desenvolvimento do país.
Boas festas para vocês, camaradas!
Vamos relembrar as grandes conquistas e alcançar novas vitórias!
Gennady Zyuganov,
Presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa
Moscou, 12 de abril de 2025