Claudia Sheinbaumm rebateu a provocação do chefe da Casa Branca que insiste em desrespeitar a soberania mexicana
A presidente do México, Claudia Sheinbaumm, rejeitou as críticas de Donald Trump por se recusar a permitir que tropas americanas operassem em território mexicano contra o tráfico de drogas.
“Somos amigos de todo o mundo e a coragem é a defesa da soberania”, enfatizou a presidente mexicana no domingo (2) em resposta a uma pergunta feita a ela por um jornalista durante sua turnê pelo estado de Oaxaca.
Essas declarações vieram após Trump publicar um artigo em sua rede Truth Social no qual afirmou que “o México não é amigo dos Estados Unidos.” O texto, escrito pelo direitista Bill O’Reilly e intitulado “O Problema do México”, fala de uma suposta corrupção do governo mexicano, bem como a violência e o tráfico de drogas no país.
A coluna publicada questiona particularmente o fato de que Sheinbaum rejeitou repetidamente a proposta do ocupante da Casa Branca para que tropas americanas entrassem no México e “apoiassem” operações contra o tráfico de drogas.
Sheinbaum explicou que seu governo sempre defenderia a democracia, a soberania e a independência do México. “Ninguém vem do exterior para nos dizer como nosso país vai funcionar”, disse ele.
A presidente do México afirma que um avião militar dos EUA pousou para treinamento e descarta qualquer atividade militar estrangeira no país asteca.
Ela tem sustentado repetidamente que o México está disposto a fortalecer a coordenação com Washington para combater o crime organizado, mas sob um princípio de respeito mútuo e sem subordinação.
Nesse contexto, seu governo defende uma estratégia baseada na cooperação entre os dois países, ao mesmo tempo em que defende a responsabilidade compartilhada pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e pelo fluxo de armas para o México.
A presidente também insistiu que a luta contra o tráfico de drogas não pode ser tratada como um problema exclusivamente mexicano, dado que a demanda por drogas nos Estados Unidos e o tráfico de armas para o México fazem parte do mesmo fenômeno.










