Com a exibição de “O Vento Será Tua Herança”, de Daniel Petrie (1999) foi inaugurada, neste sábado (09), a Mostra Democrática “Cinema com Partido”, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira. O filme foi o carro chefe da mostra e lotou o teatro localizado no Bixiga.
O filme é baseado em um caso real de 1925 – o chamado “Processo do Macaco de Scopes”, onde um professor de uma escola pública de ensino médio em uma pequena cidade do Tennessee, EUA, foi processado pelo Estado por ter ensinado a teoria de Darwin da evolução da espécie, por contrariar os dizeres bíblicos. Apesar de toda a pressão por parte da igreja e dos religiosos conservadores, o professor e seu advogado escancararam o absurdo da lei sobre a qual se apoiava a acusação.
Ao fim da exibição, o presidente da UMES, Lucas Chen, e o bioantropólogo Walter Neves, cientista brasileiro especialista em evolução humana, que está vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), conduziram um debate sobre as questões políticas e científicas apresentadas pelo filme.
Walter, quando questionado sobre o caráter do projeto “Escola sem Partido”, afirmou ser “exatamente o que acontece no filme. O professor é perseguido por apresentar uma ideia científica”.
Para o pesquisador, toda escolha individual entre o criacionismo, proposto pelas igrejas, e o evolucionismo, proposto pela ciência, “deve ser bem informada. Todo aluno deve ser exposto ao pensamento científico, e isso inclui a teoria evolucionista”.
ESCOLA SEM PARTIDO
“Esse filme mostra justamente uma situação na qual a liberdade de expressão e a diversidade de ideias eram proibidas. Não está nada distante da proposta ‘Escola sem Partido’, que na prática tolera apenas o pensamento de quem apresenta esta barbaridade”, afirmou o presidente da entidade secundarista.
“Muito além do debate sobre políticas públicas, partidos e ideologias, este projeto cerceia o desenvolvimento da ciência e a divulgação da mesma, com a negação das teses de Galileu, que será tema do próximo filme”, ressaltou.
O próximo filme será “A Vida de Galileu”, dirigido por Joseph Losey (1975), na Inglaterra. A mostra está acontecendo aos sábados, às 10h, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, no Bixiga, centro de São Paulo.
Veja a programação completa da Mostra Cinema Com Partido: